Blog do Chicão

Ser livre - Pensar livre - Livre Pensador

 

Pensamento racional        sexualidade        ecologia        política        filosofia naturalista

   

 

chicaodoispassos@yahoo.com.br

 

 

Campanha do blog do Chicão

 Mais pontes e avenidas, mais congestionamento.

 Mais metrô e ciclovias, menos poluição.  

Saiba mais

 

Página principal

 

 

Textos desta página:

Natal: a vida é melhor assim!

Fim de Ano

A importância do nacionalismo e a enganação neoliberal

Ecologia: áreas protegidas

As forças militares dos EUA em ação.

A transposição das emoções

Dona Luisa

Brasil: O que realmente interessa

Austrália inicia luta contra matança das baleias

A boa menina e a libertina

Ação direta na Campanha do Blog do Chicão

Manipulação da mente: quem se permite envolver pela emoção é melhor dominado

 

O Belo nos alegrando a vida

Debaixo da chuva de agrotóxico

Poesia: detalhes

 

 

 

25/12/2007

Natal: a vida é melhor assim!

 

 

 

 

Um feliz Natal e um 2008 “bem assim”!

 

Amigos(as),

sou grato a quem me deu o prazer de visitar meu blog.

sou grato a quem teve a perseverança de voltar a visitar meu blog.

sou grato a quem teve a paciência de me aceitar como sou, com meus defeitos e qualidades.

sou grato a Deus, por ter me ensinado a respeitar as pessoas. 

sou grato a Deus, por ter me ensinado a valorizar as pessoas. 

sou grato a Deus, por ter me ensinado a aceitar as pessoas. 

Sou grato...

Sou grato.

Obrigado!

Obrigado!

Obrigado!

 

 

 

25/12/2007

Fim de Ano

 

Vou partir, mas volto. Para onde vou não tem televisão, não tem rádio, nem computador...

só meus livros e umas bundinhas lindas para eu beijar...

No início de 2008 estarei de volta.

 

 

 

 

24/12/2007

A importância do nacionalismo e a enganação neoliberal

 

Leiam o texto abaixo do blog do Nassif:

O filho chinês da Embraer


Era questão de tempo, para a China ingressar no mercado de fabricantes de aviões de passageiros. Há anos a competentíssima burocracia chinesa exigia, para entrar no mercado chinês, fabricantes que se associassem a empresas chinesas. A Embraer fez isso. O primeiro filho dessa associações, o ARJ-21 foi anunciado na sexta-feira, um avião para transportar entre 70 e 90 passageiros. É o início. Levará dez anos para a China se tornar potência.

... Para ter acesso ao mercado chinês a Embraer foi obrigada a se associar a uma empresa chinesa e transferir tecnologia.

 

Agora leiam o texto que postei em 17/10/2007, chamado:

As empresas estrangeiras e a CPMF (a arte de empobrecer um país)

 

...

Está na hora de defendermos o Brasil.

Nosso maior patrimônio é nosso território e nosso mercado interno.

 

Observem como são as coisas na China:

“Para uma empresa se instalar na China ela tinha que ter autorização do governo, ter um sócio chinês, garantir transferência de tecnologia e ainda comprar produtos fabricados por empresas chinesas. Só instalavam na China empresas que eles queriam, nas condições que eles impunham. Uma diferença brutal com a realidade descrita pela imprensa burguesa brasileira.

Áreas inteiras do país estavam fechadas aos estrangeiros, setores inteiros da economia protegidos da concorrência predatória das multinacionais. Cada empresa que se instalava lá tinha que garantir vários benefícios para as empresas chinesas e aos empresários chineses. Que diferença do projeto neoliberal no Brasil! No Brasil se abriu toda a economia sem negociação de reciprocidade com as outras nações. Acabou com a diferenciação entre capital nacional e estrangeiro, não garantiu transferência de tecnologia, etc. Resultado: a China cresce e o Brasil patina”.

Do texto:

Golpe contra a classe média: fim da CPMF 

 

Observaram a diferença?

Agora é nossa vez de fazer a diferença...

 

 

O BLOG DO CHICÃO NÃO TEM VERGONHA DE SER NACIONALISTA.

POR ISTO ESCOLHI A COR AMARELA COMO FUNDO DESTE BLOG.

 

 

 

 

23/12/2007

Ecologia: áreas protegidas

 

Eu sempre quis saber quanto temos de áreas ecológicas protegidas. Na notícia abaixo recebi esta informação.

Acredito que devemos criar o máximo de áreas ecológicas protegidas, pois este é o principal mecanismo de proteção: criar o que é público e não depender da boa vontade de setores da sociedade.

O que vier da sociedade será bem vindo, mas não devemos ter a ilusão de que ela pode substituir o trabalho do estado (federal, estadual e municipal).

A idéia que muitos defendem do estado mínimo coaduna com o fato de a classe alta querer ter cada vez mais direitos. A lei de incentivo a cultura é um caso deste: o dinheiro, que é público, é usado pela classe alta segundo os seus valores e interesses. O que não interessa a classe alta não recebe verbas. Isto acontece com projetos culturais nas áreas mais humildes que não tem acesso a estes financiamentos, enquanto peças de teatro em shopping center recebem muito dinheiro. 

Isto é o estado mínimo em ação: o dinheiro transitando entre grupos da classe alta, com algumas migalhas caindo para a classe média (já que ela também é consumidora).

 

Decreto amplia em 150 mil hectares o total de áreas preservadas no Brasil

Luana Lourenço Repórter da Agência Brasil

Brasília - Um decreto assinado hoje (21/12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva cria três novas unidades de conservação e determina a ampliação de outras duas nos estados da Bahia e do Amazonas. De acordo com o diretor de Conservação da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, a medida representa uma expansão de 150 mil hectares do total de áreas preservadas no país.

As novas unidades de conservação são os Refúgios de Vida Silvestre de Una e Rio dos Frades, na Bahia, e a reserva extrativista de Cassurubá, no mesmo estado.

A Estação Ecológica de Cuniã, no Amazonas, foi ampliada em cerca de 20 mil hectares e Reserva Biológica de Una (BA) ganhou mais 7.100 hectares.

“Os novos números representam um crescimento significativo e mostram que há um movimento concreto de ampliação das áreas protegidas no Brasil”, disse Mello.

As unidades de conservação são divididas entre as de proteção integral, que não permitem a interferência humana nas áreas protegidas, e as de uso sustentável, em que o objetivo é compatibilizar a conservação da natureza e o manejo dos recursos naturais.

As UCs criadas hoje serão somadas a outras 294 já existentes no país, de acordo com dados do Instituto Chico Mendes. A área total preservada nessas unidades chega a 70 milhões de hectares.

Mello adiantou que em 2008 o instituto vai recomendar a criação de mais 40 novas unidades de conservação em todo o país. “É um processo que demanda muito tempo e trabalho, com levantamentos técnicos, avaliações bioecológicas, audiências públicas. É uma meta ambiciosa, mas queremos chegar a 40, com área total de cerca de 10 milhões de hectares”.

As novas unidades deverão abranger áreas em todos os biomas brasileiros

 

 

Acima um veadinho que vive no Parque Nacional de Emas, Goiás.

 

 

 

ESTAREI TE ESPERANDO MAIS VEZES. QUE TAL COLOCAR ESTE BLOG NOS SEUS FAVORITOS?

COLOQUE-O AGORA.

 

 

 

22/12/2007

 

As forças militares dos EUA em ação.

 

Quando foi proclamada a constituição iraquiana pós-Sadam eu fiquei preocupadíssimo: a marginalização dos cristãos iraquianos foi mantida.

Mais do que isto. Um dos pilares da democracia, o direito das pessoas escolherem a própria religião, foi brutalmente negado. Se um muçulmano mudar de religião ele pode ser preso ou morto, segundo a nova constituição. Ou seja, o que há de pior foi mantido. Mantido pela constituição iraquiana, que os EUA e a imprensa conservadora abençoou.

Eu pensei: eles só pensam em dinheiro e em petróleo.

Continuo pensando nos milhares de ex-muçulmanos iraquianos que resolveram se converter ao cristianismo e que são obrigados a manter a nova fé escondida. São pais que temem perder a guarda dos filhos, irmãos que temem serem assassinados ou presos, filhos que temem pela vida dos pais. Pessoas com tem medo de perder o negócio de onde tiram o ganha pão. Tudo isto com o apoio de juízes, mulás ("pastores" muçulmanos), polícia e de parte da população civil.

Veja bem: não estou falando de radicais islâmicos, e sim de pessoas que supostamente são moderadas.

Outro dia recebi um email com a notícia abaixo (infelizmente sem citar a fonte). Muito interessante! Posto aqui no blog para ciência de vocês:

 

 Democracia Estadunidense

 

 

 

A foto da UNICEF mostra perfeitamente o que as tropas de ocupação dos Estados Unidos estão fazendo no Afeganistão. Abençoar o casamento do afegão Mohammed Faiz, de 40 anos, com Ghulam H.,menina de 11 anos.

Para quem perdeu a memória e se deixa engabelar pelos pilantras da mídia, recordemos: Os Estados Unidos e seus asseclas invadiram e ocuparam o Afeganistão sob o pretexto de “acabar com o terrorismo, libertar as mulheres e, principalmente “irradiar a democracia ocidental”.

Pois bem, não acabaram com o terrorismo e não liberaram as mulheres.

Não satisfeitos, colocaram no poder um pedófilo que oprime indistintamente sua população, além de transformar o Afeganistão no maior produtor e exportador de heroína do planeta. Para gáudio e felicidade do delinqüente Bush.

 

 

 

 

21/12/2007

A transposição das emoções

 

Dia 18/12 postei aqui no blog um texto:

Manipulação da mente: quem se permite envolver pela emoção é melhor dominado.

 

Ontem eu postei um texto que se chama:

Brasil: O que realmente interessa. Neste texto explico a importância de haver propostas, independentemente de nomes de políticos ou interesse eleitoral. Quem tem esta obrigação não são os políticos e sim nós, a sociedade.

Hoje, lendo o ótimo blog Brasil Brasil, encontrei o seguinte texto: 

A transposição das emoções

Luiz Weis 

Nas três semanas do jejum do bispo D. Luiz Flávio Cappio, contam-se nos dedos os textos que saíram nos grandes jornais trocando em miúdos a polêmica da transposição das águas do Rio São Francisco.

O que mais se aproximou disso, em relação a um dos seus aspectos essenciais, talvez tenha sido uma matéria do Globo de ontem com dois especialistas no assunto.

Em compensação, chegada como sempre ao espetáculo, a mídia se regalou com o protagonismo da atriz Letícia Sabatella. Hoje, está na Folha, no Globo, no Estado, e por aí, a foto da moça ao celular, chorando ao saber da decisão do Supremo Tribunal que liberou as obras.

Ela acha que a decisão foi “humilhante”. Direito dela. O problema é a transposição de suas emoções no noticiário. “Compreender”, dizia uma canção de protesto italiana dos idos de 1970, “custa mais”. Ou, no caso, explicar.

A influência do tratamento teatral dos problemas da esfera pública na formação das opiniões e mentalidades é velha conhecida da sociologia da comunicação.

É o que explica, para ficar no assunto do dia, a forma como o ex-ministro, deputado e presidenciável Ciro Gomes encontrou para reafirmar, em artigo no Globo de hoje, as suas posições pró-transposição: uma “Carta a Letícia Sabatella”, tão pessoal que inclui o aviso de que “Patrícia tem meus telefones” e termina com “um beijo fraterno”.

O político, que não nasceu ontem, sabe por que a famosa expressão americana sobre a conquista da opinião pública é “corações e mentes” e não “mentes e corações”.

Leia o texto completo: 

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs.asp?id_blog=3&id=%7B6901286E-CAD5-4B91-9107-70EF6AE37AFB%7D

 

Nota do Chicão: Eu não tenho a menor noção se este projeto é bom ou não para o Brasil. Como não tive tempo e disposição para estudá-lo evito firmar alguma convicção.

Se nós tivéssemos grupos, ong´s, fundações, etc., que pudéssemos confiar poderíamos tê-las como referência. Mas, ainda não é o caso, com raras exceções. Os grupos confiáveis estão principalmente na área ambiental como o Greenpeace ou o instituto sócio-ambiental. Há alguns outros, como o IBASE, que também são muito sérios em seus estudos. 

Outros, como a Transparência Brasil, são uma decepção. Se tornaram meros reprodutores de notícias de jornal, sem estudos sérios e profundos. O que é uma pena.

 

 

 

21/12/2007

Dona Luisa

 

 

 

 

Mais de 1 milhão de pessoas possuem orquídeas em casa.

São atraídas por sua beleza.

Destas, mais de 100 mil posuem mais de 5 vasos.

Outros milhares possuem dezenas de vasos.

Estes aprendem a conhecer as plantas.

Aprendem a amá-las.

Aprendem a respeitá-las.

Muitos destes milhares aprendem a observar a natureza.

Aprendem a conhecer a natureza.

Aprendem a cuidar da natureza.

Como dona Luisa,

que há 30 anos cuida da natureza,

reproduz orquídeas nativas de sua cidade,

e as distribui onde já estão esgotadas pela predação.

Um trabalho anônimo,

simples, barato e sincero.

Enquanto alguns idosos envelhecem em frente à televisão

D. Luisa rejuvenece sua velhice esbanjando alegria, determinação

e, por isto mesmo, esbanjando saúde.

Quem aprende a cuidar, amar e se envolver vive melhor.

 

 

 

 

20/12/2007

Brasil: O que realmente interessa

 

Muito se discute nomes de políticos, como se a simples mudança de nomes fosse importante para o país. Há, é óbvio, um sentimento de raiva e vingança no desejo de que algum político “se ferre”. Isto, porém, leva a uma grande irracionalidade na qual as páginas dos jornais e a internet estão recheadas de brigas políticas e desaforos histéricos. Enquanto isto tudo fica na mesma.

Tudo vai continuar na mesma enquanto as discussões se restringirem a saber se fulano é isto ou aquilo. O que precisamos é de propostas. Propostas viáveis e eficientes.

Uma ótima proposta: o que é público deve ser público. Isto significa que todos os contratos, documentos, pagamentos, etc, devem estar disponíveis na internet.

Se o governo, o condomínio de edifício, fundação ou ong, comprarem um kilo de mussarela (por exemplo) deve-se ter na internet a nota fiscal, descrição do produto, forma de pagamento, para que setor foi destinado, quando foi recebida e por quem.

Se for uma negociação pública, (aditamento de contrato, por exemplo) esta negociação deve ser pública, publicada na internet, inclusive os diálogos, os custos, os motivos, e tudo o mais. Tudo isto deve ser feito durante a negociação.

Desta forma teremos maior controle sobre os gastos públicos. Maior combate a corrupção e menos desperdício.

Propostas, precisamos de propostas estudadas, tecnicamente viáveis e bem estruturadas.  

Obs: quem tem a obrigação de ter estas propostas estudadas e tecnicamente viáveis? Os políticos? Os governos? Acredito que deve ser, principalmente, a sociedade, especialmente a parcela que está organizada.

É muito importante que tenhamos propostas, independentemente de nomes de políticos ou interesse eleitoral. Quem está mais livre para realizar estas propostas é a sociedade. Repito é a sociedade.

 

 

 

Com a internet a informação pública pode chegar até sua casa.

Você pode fiscalizar.

Pode dar idéias.

Pode ajudar.

Pode estudar e ter boas propostas.

 

 

 

 

20/12/2007

Austrália inicia luta contra matança das baleias

 

Pela primeira vez a Austrália se manifestou diretamente contra a caça das baleias, mesmo não demonstrando que irá utilizar a Marinha, como era especulado alguns dias atrás.

O recém eleito premiê trabalhista Kevin Rudd havia prometido uma drástica mudança de rota após os 11 anos de tolerância do governo conservador com os japoneses e sua suposta caça aos cetáceos por motivos científicos.

No entanto nesta terça-feira (18), diplomaticamente, Rudd escolheu deixar de lado os barcos da marinha e alugou um barco de cruzeiro adaptado às condições do Antártico.

 O Ocean Viking, com 105 metros de comprimento e guiado por marinheiros da companhia de cruzeiros P&O, foi equipado com duas metralhadoras (manobradas por agentes da guarda costeira). No entanto, a intenção da expedição é na verdade a de tirar fotografias para documentar a carnificina das baleias.

As fotos e vídeos serão depois levados a um tribunal internacional que deverá decidir a legitimidade da caça que os japoneses insistem em chamar de pesca com foco científico.

Será uma expedição entre a espionagem (pelo uso de teleobjetivas de grande potência) e o jogo diplomático.
De um lado os seis baleeiros japoneses, em direção àquela que poderá se tornar a maior caça dos últimos vinte anos, com a intenção de matar 935 baleias. Do outro, os ambientalistas com o barco Esperanza do Greenpeace, que está para zarpar do porto de Auckland, na Nova Zelândia, para interceptar os japoneses se colocando entre os grandes cetáceos e os baleeiros, para impedir a matança.

Já em rota para o mar dos gelos está o Sea Shepard, barco que no passado já esteve envolvido em violentos combates com os japoneses. E agora, pela primeira vez, os ambientalistas terão ao auxílio do governo australiano. ( Folha Online)

 

 

´

 

 

Do barco super moderno é lançado o arpão sobre a baleia.

 

 

 

 

 

 

Depois de morta é içada a bordo.

 

 

 

 

 

 

Pronto! Agora é só tirar a carne e vender.

 

(fotos do Instituto Acqualung    http://www.institutoaqualung.com.br)

 

 

 

 

 

 

19/12/2007

A boa menina e a libertina

 

 

Na história da humanidade está repleta destas histórias que vou lhes contar.

A menina é medrosa, fica no "rabo da saia" dos pais. Com isto eles ficam contente pois a mesma não dá trabalho e é um “exemplo de filha”.

De outro lado existem as meninas que são mais dinâmicas, que arriscam mais e por isto “dão mais trabalho”.

Quando eu era adolescente conheci duas meninas. Aninha, a medrosa. Ana Paula, a saidinha.

Com a Ana Paula me diverti muito indo a festas, a barzinhos, churrascos, beijinhos.

Com a Aninha eu só conversava e, às vezes, ensinava matemática para ela. Ela não ía para a "farra" e era imatura. Na cabeça dela e de sua família o futuro seria assim: ela era boa moça e seria recompensada com um bom casamento e com uma família feliz. Já a Ana Paula seria a diversão dos meninos, depois ninguém ia querê-la. 

O futuro chegou e foi tudo diferente.

A Ana Paula amadureceu, desenvolveu uma auto-estima boa, desenvolveu dinamismo e eficiência. Entrou numa boa faculdade, namorou bastante, viajou, conheceu um carinha e se casou. Hoje tem um bom emprego, um bom marido e uma boa vida.

A Aninha ficou na "barra da saia" da mãe. Não se preparou emocionalmente para enfrentar o mundo. Entrou numa faculdade mais ou menos, num curso mais ou menos, estudou e se esforçou mais ou menos... A ela faltava dinamismo, perseverança, persistência, tudo aquilo que a vida na frente da televisão e dentro de casa não proporciona (ou pelo menos dificulta).

Aninha a boazinha, a menina que não dava trabalho, arranjou um namorado mais ou menos, uma emprego mais ou menos e levou uma vida mais ou menos.

Há alguns meses Aninha descobriu que seu marido tinha outra. Resolveu largá-lo e dar a volta por cima. Finalmente, com mais de 40 anos, resolveu enfrentar a vida de frente e se arriscar.

Moral da história: adolescente tem que “dar trabalho” pois é assim que eles testam o mundo, aprendem e amadurecem.

Esta é a lei da vida.

O que determina a vida de uma menina não é a idade que ela beija e nem a idade em que um cara pega no peito dela. O que determina a vida dela é a capacidade de agregar qualidade e habilidades em sua vida.

Ou seja, capacidade de trabalho, disciplina, bondade, caridade, boa vontade, perseverança, honestidade, resolutibilidade, etc.

O LIVRE PENSADOR DEVE TER A CONSCIÊNCIA DE QUE A CULTURA TENTA NOS CONDICIONAR A ACREDITAR EM SUAS MÁSCARAS.

O LIVRE PENSADOR DEVE BUSCAR O QUE É ESSENCIAL, OU SEJA, AS QUALIDADES QUE, DESENVOLVIDAS, FACILITAM UMA VIDA DE BOA QUALIDADE.

 

 

 

 

 

19/12/2007

Ação direta na Campanha do Blog do Chicão

 

 

Recebi um email de uma turma que anda muito a pé. Eles decidiram que vão passar por cima dos carros que pararem na frente do caminho deles, "quem sabe até dar uns pulinhos no capô".

Mandei para eles uns textos sobre ação direta. E dei uma recomendação: sejam pedagógicos. Façam uns panfletos explicando que o carro está em local inconveniente. Por isto ele foi alvo de uma ação direta. Expliquem o porque desta decisão e convide o dono a mudar de atitude.

Abaixo um texto sobre ação direta da Wikipedia:

Ação direta é uma forma de ativismo, que usa métodos mais imediatos para produzir mudanças desejáveis ou impedir práticas indesejáveis na sociedade, em oposição a meios indirectos, tais como a eleição de representantes políticos, que prometem soluções para uma data posterior, ou recurso a advogados.

Também pode ser um método, uma teoria com vista a pôr um fim de prácticas consideradas por estes condenáveis ou criar condições mais favoráveis, utilizando meios imediatos e disponíveis, tais como greves, boicotes, ocupações dos locais de trabalho, braços caídos, ou sabotagem. Estes utilizando acções directas apontam para:

Este método e teoria é directo, porque visa soluções diretas para os males diagnosticados, em oposição a tácticas consideradas indirectas, tais como eleger representantes que podem providenciar soluções à "posteriori"

Protestos constantes, Greves, lockouts, bloqueio de estradas, sabotagens e boicotes são algumas táticas de ação direta. Ações de desobediência civil também podem ser classificadas dessa maneira. Por exemplo, quando Mahatma Gandhi e outros indianos fizeram sua famosa marcha do sal indo ao mar coletar seu próprio sal em vez de comprá-lo do governo colonial inglês, isto foi uma ação direta.

Geralmente é feita por minorias, ou com poucos apoios, e pelos próprios interessados , e por outros activistas que se sintam solidários com a causa, unidos em torno de organizações. A ação direta, também se caracteriza por eliminar o "atravessador" num processo de decisão, "você faz e decide tudo o que lhe diz respeito".

 

 

Em ruas como esta os carros costumam parar em cima da faixa de pedestre.

 

 

 

 

18/12/2007

Manipulação da mente: quem se permite envolver pela emoção é melhor dominado

 

No dia seguinte à derrocada da CPMF estava no trânsito ouvindo na CBN o Carlos A. Sardenberg e percebi que em um espaço de 5 minutos ele falou umas 12 vezes em “retaliação do governo”. Entrou ao vivo uma repórter e também falou no início da “retaliação do governo aumentando impostos”.

O termo retaliação me chamou atenção. Estava tudo combinado na rádio de se referirem ao governo como retaliador. Existem áreas específicas nas empresas jornalísticas treinadas para tentar manipular as pessoas a partir da geração de sentimentos negativos.

A finalidade de usar este termo retaliação: gerar sensação no ouvinte de que ele está sendo vítima de uma vingança.

O locutor falava: “já começou a retaliação do governo...”. Ninguém quer se sentir retaliado.

O jogo acontece menos na notícia e mais na emoção. Gerar uma emoção negativa, raiva (no caso aqui analisado), para que as pessoas não pensem e aceitem passivamente o que é dito.

 

Outro exemplo é dado pelo repórter Luiz Carlos Azenha. Ele mostra como a Globo /Época quer construir uma imagem do Hugo Chaves como uma ameaça para o Brasil. Ninguém quer se sentir ameaçado, não é mesmo?

 

Veja o texto abaixo:

“As Organizações Globo são especialistas no ramo de misturar realidade e ficção. De acordo com o diretor de arte da revista Época, ele recebeu da chefia a orientação para fazer uma capa em que Hugo Chávez aparecesse com rosto "ameaçador", embora o empregado - quero dizer, colaborador - da revista tenha considerado isso um desafio, dado que, nas palavras dele, Chávez tem cara de bonachão.

O colaborador se vangloriou de ter produzido, com efeitos especiais, a capa ..., para combinar com a frase mentirosa: "Por que o crescente poderio bélico de Hugo Chávez é uma ameaça à liderança brasileira".

A Época simplesmente desconheceu o ranking de poderio militar da América do Sul, que coloca a Venezuela atrás do Brasil, do Chile e da Colômbia. Fez de conta que não sabe que o Chile é armado pelos Estados Unidos e que os militares chilenos dispõem de um orçamento independente do governo, garantido pela Lei Secreta do Cobre, que destina um percentual do que o país ganha com as exportações do mineral para os gastos militares.

Desconheceu que a Colômbia fabrica seus próprios blindados, que é o país que tem o maior número de helicópteros Apache do continente e assessoria contínua de militares americanos em várias bases do país. Fez de conta que não soube da tentativa da Colômbia de importar tanques pesados da Europa, que não seriam úteis a não ser num combate de fronteira com a Venezuela”.

 Veja o texto completo aqui:

http://viomundo.globo.com/site.php?nome=PorBaixoPano&edicao=1612

 

De novo buscam criar nas pessoas sentimentos negativos, raiva (de novo). Eu imagino os papagaios da Rede Globo repetindo que "o FDP do Chaves quer ameaçar o Brasil..."

O negativismo é péssimo para a vida das pessoas. Primeiro porque mina as forças das pessoas para gerarem o bem. Torna-as desiludidas e alienadas. Secundo porque cansa a mente. As pessoas negativas estão sempre cansadas e sem energia. Terceiro porque atua em todas as áreas da vida, já que gera irritação, impaciência, egoísmo, etc.

Muitas outras conseqüências ruins possui o negativismo.

Qual a solução? Se ater à realidade e estar disposto a gerar ações que beneficiem a coletividade.

 

 

 

 

 

18/12/2007

Eis o belo nos alegrando a vida

Preservá-lo é preservar nossa alegria.

 

 

 

 

 

 

17/12/2007

Debaixo da chuva de agrotóxico

 

Uma reportagem da Folha de SP me chamou a atenção em 2007. Os aviões que passam despejando agrotóxico em cima das plantas, animais, gente, etc. 

Sem o menor compromisso com a vida e a natureza. Puro desleixo!

 

 

"Trabalhadores da maior região produtora de banana do país, o Vale do Ribeira (SP), não têm registro em carteira, não usam equipamentos de proteção, têm de arcar com os custos de suas ferramentas e são até pulverizados por agrotóxicos.

É o que constataram procuradores e auditores fiscais do Trabalho em blitz feita na última quarta-feira em sítios da região de Miracatu (SP), acompanhada pela Folha".

Prestem atenção: os políticos do DEM, PSDB, parte do PMDB, etc querem tirar o poder destes auditores do trabalho. Existe uma emenda chamada emenda 3, já aprovada pelo congresso e vetada pelo presidente Lula. Agora eles querem derrubar o veto do presidente.

Voltemos à reportagem:

"As blitze que ocorreram neste ano e resultaram em 38 autuações por falta de cumprimento da legislação trabalhista são conseqüência de denúncia feita por um trabalhador ao Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (Campinas)".

..."visitaram dois sítios na região de Miracatu. A plantação do sítio Taquaruçu, no bairro Barra Funda, de propriedade de Paulo Candido da Silva, foi pulverizada por volta das 10h por um pequeno avião. De perto, parecia um show aéreo, com vôos rasantes, em que o piloto colocava o avião a poucos metros do chão.
Dois empregados do sítio estavam no local, sem se incomodarem com o avião e o "chuvisco químico" que vinha do céu. "Já estou acostumado com isso", disse Geraldo dos Reis, 40, que trabalha e reside no local há um ano e dois meses".

O veneno vai para as nascentes. Um descaso enorme com a natureza e com as pessoas. Um dos poucos recursos é denunciar. A fiscalização vai tentar coibir os abusos e orientar as pessoas. Agora, a elite milionária (e safada) do Brasil quer dificultar este trabalho de fiscalização. Eles querem dinheiro, só isso, mesmo ferrando com as vidas das pessoas e a natureza. 

"A poucos quilômetros dali, no sítio Auribe, de propriedade de Alfeu Ribeiro, a fiscalização encontrou trabalhadores sem registro e outros com salário abaixo do piso mínimo no Estado de São Paulo -R$ 410".

"A poucos quilômetros de distância, os irmãos Geraldo e João Félix dos Reis, respectivamente de 40 e 34 anos, foram "pulverizados" enquanto estavam na plantação do sítio Taquaruçu. O produto foi espalhado e atingiu procuradores, fiscais do Trabalho, policiais e repórteres".

O normal: exploração e mais exploração. E falta de compromisso com a vida humana e com a natureza.

 

 

 

Poesia do Chicão:

 

Detalhes

 

 

 

Os detalhes...

encantam a vida,

cantam a alegria,

decoram a satisfação.

Os detalhes...

enobrecem a tristeza,

enriquecem a perda,

decoram a amargura.

Os detalhes ...

com eles são melhores,

melhores experiências,

melhores amores,

melhores memórias.

Alguns se paralisam antes dos detalhes,

estes não encantam,

para estes a vida não canta.

Eu me encanto

com detalhes

que aumentam meu canto.

A vida é um canto,

em todo canto um detalhe,

se escolho os melhores,

melhor eu fico.

 

 

 

 

Voltar a página principal do Blog do Chicão

 

 

 

Você pode se filiar ao grupo "notícias do Chicão" e receber no seu email o material deste blog (à excessão das fotos, músicas e desenhos)

mande um email para: 

noticias_chicao-subscribe@yahoogrupos.com.br

 

 

Artigos antigos

 

Visite as páginas dos outros meses.

2 abril 08 / 1 abril 08 / 2 março 08 / 1 março 08 / 2 fevereiro 08 / 1 fevereiro 08 / 2 janeiro 08 / 1 janeiro 08 / 2 dezembro 07 / 1 dezembro 07 / 2 novembro 07 / 1 novembro 07 / 2 outubro 07 / 1 outubro - 07 / 2 setembro - 07 / 1 setembro - 07  /  Agosto - 07

página principal do blog antigo

 

 

ESTAREI TE ESPERANDO MAIS VEZES. 

QUE TAL COLOCAR ESTE BLOG NOS SEUS FAVORITOS?

 

 

 

 

ESTAREI TE ESPERANDO MAIS VEZES. QUE TAL COLOCAR ESTE BLOG NOS SEUS FAVORITOS?

COLOQUE-O AGORA.

 

 

 

Você pode se filiar ao grupo "notícias do Chicão" e receber no seu email o material deste site (à excessão das fotos, músicas e desenhos)

mande um email para: 

noticias_chicao-subscribe@yahoogrupos.com.br