Blog do Chicão

Ser livre - Pensar livre - Livre Pensador

 

Pensamento racional        sexualidade        ecologia        política        filosofia naturalista

   

 

chicaodoispassos@yahoo.com.br

 

 

 

Campanha do Blog do Chicão:

 

Participe de nossa campanha.

 

 O lema é:

 Mais pontes e avenidas, mais congestionamento.

 Mais metrô e ciclovias, menos poluição.  

 

Objetivos:

1) denunciar o quanto é prejudicial para a cidade a construção de mais áreas de trânsito para carros. 

2) lutar para que o orçamento de SP (das cidades em geral também) tenham previsão de investimentos somente em:

a) ciclovias

b) vias exclusivas para ônibus

c) metrô  

d) manutenção das vias públicas já existentes 

 

Como colaborar:

a) divulgue esta campanha para as pessoas e dê a elas o endereço do blog.

b) faça desenhos, pps, banners e divulgue pela internet. Não esqueça de nos mandar tembém.

c) seja um eco-chato. Não tenha vergonha de falar com as pessoas e explica-las o objetivo de nossa campanha.

d) busque e selecione artigos sobre ciclovias, transporte público, caronas, etc.

 

Vamos juntos, que uma hora a gente consegue.

 

 

 

Esta ciclovia é bem "fininha", mas serve como um começo.

O ideal são ciclovias bem largas, que permitam o uso maciço. 

 

 

Página principal

 

 

30/11/2007

Repercussão da nossa campanha:

 

 Mais pontes e avenidas, mais congestionamento.

 Mais metrô e ciclovias, menos poluição.  

 

 

Fiquei surpreso com a quantidade de apoios que a campanha do blog do Chicão recebeu. As pessoas estão entendendo a importância de mudar o eixo dos investimentos nas cidades.

Esta mudança se torna mais importante e urgente devido a quantidade de automóveis que estão sendo vendidos todos os meses.

Vai ser a maior pressão para construção e ampliação dos meios de transportes. Será que repetiremos os mesmos erros das últimas décadas?

Ou vamos nos convencer que devemos ter uma mudança radical no destino do investimento dos recursos públicos?

 

Veja abaixo dois emails que selecionei para vocês lerem. 

 Email 1:

Chicão, me permita uma sugestão para seu blog.

Sabemos que os habitantes das grandes cidades hoje sofrem principalmente pelos problemas causados pela mobilidade: poluição do ar e todas suas conseqüências a saúde; perda de tempo em congestionamentos e a diminuição do tempo disponível para família, lazer e cuidados pessoais; gastos excessíveis em combustíveis, causando o aumento geral do custo de vida; necessidade permanente de novos investimentos e manutenção das vias e meios de transportes, custos caríssimos para os municípios.

Toda vez que discutimos isso chamamos especialistas em transportes e eles sempre tem a solução para isso: transporte de massa, metrô, trem, corredores de ônibus, etc. Muito lógico para resolver o problema do transporte, mas não problema do cidadão e da cidade.

Temos que abordar o problema com especialistas em outra modalidade: o "NÃO-TRANSPORTE".

Precisamos fazer campanha para a melhor distribuição dos serviços e dos empregos, levar para os bairros e para as pequenas cidades tudo o que o cidadão necessita no dia a dia, evitar a concentração dos
polos e dessa forma evitar a necessidade de transporte (na realidade, uma meta de longo prazo, cujos primeiros resultados
seriam a redução na demanda, no numero de viagens de média e longa distância).

Parece irreal, mas é a única solução para tornar as cidades mais habitáveis e menos caras. Temos que fazer o máximo de coisas perto de nossas casas: emprego, comércio, hospital, lazer etc sem utilizar
transporte, apenas caminhada e bicicleta.

Eis minha sugestão para a campanha!
Obrigado,

Marcelo

 

 

Email 2:

Prezado Chicão

Apesar de ser totalmente dependente do carro, o carro para mim já faz parte do meu corpo, tenho que concordar com você. Eu sou do tipo de pessoa que detesto andar, sou sedentária sim, e o que é pior tenho consciência do quanto isso me é prejudicial. Você está certo, quanto mais viaduto, novas vias, forem construídas maior o trânsito e a poluição. Gosto de andar de Metrô, mas não nesse Metrô que você não pode nem descer na estação que deseja, de tanta gente que entra e sai ao mesmo tempo. Meus filhos adorariam ir trabalhar de bicicleta se fosse um meio seguro. O trânsito em SP está um caos, não tem mais hora certa  para engarrafamentos, é o dia todo na cidade toda.  As ruas, avenidas  esburacadas, as calçadas inexistentes, sujeira para todo lado, qualquer chuvinha  fica tudo alagado, enlameado. Um caos total.  O povo de SP não tem que ter vergonha de ser eco- chato, o povo de SP tem que ter vergonha de votar  em  políticos como Kassab, Serra, Maluf,  et caterva.  Vou divulgar sua campanha no meu blog, com certeza.

 Um abraço

 J.

http://por1novobrasil.blogspot.com/

 

 

 

30/11/2007

O erro vai continuar?

 

 

O erro nos investimento públicos vem de longas décadas.

Esta foto mostra um engarrafamento nos anos 80.

Naquela época a ilusão das pessoas era que os engarrafamentos seriam resolvidos com investimentos maciços em pontes, viadutos e avenidas.

Uma proposta furada.

Vamos continuar com o erro?

Observem o orçamento de suas cidades. Quanto será gasto com transporte público? Quanto será gasto para construir avenidas, duplicar pistas, etc?

Basta de "merreca" de dinheiro para o investimento em ciclovias (seguras), faixas exclusivas para ônibus e metrôs (trens).

 

 

 

30/11/2007

Série: A importância do belo

 

 

 

 

29/11/2007

Educação Pública

Pílulas ideológicas e as boas notícias

 

No Jornal O estado de São Paulo saiu uma ótima notícia. Finalmente a prefeitura de SP resolveu investir em educação, principalmente “inchando” a máquina pública com a contratação de alguns milhares de professores.

Ao se aproximar o fim do mandato, eles resolveram fazer o óbvio: contratar professores e funcionários de apoio para as escolas, que estão com um enorme déficit de pessoal. (Eles já economizaram bastante não tendo estes funcionários por 3 anos).

O projeto enviado à Câmara prevê a abertura de 4.228 novas vagas para auxiliar técnico de classe e para assistente de diretor, em 2008”,diz a matéria elogiosa do jornal.

Como é que ficam todos os editoriais deste jornal que sempre acusaram o governo Lula de “inchaço da máquina pública” por contratar funcionários importantes?

Quem é que vai gritar contra os “barnabés inúteis”, que “aumentam os gastos do governo gerando necessidade de mais impostos”? Como diria o sábio Arnaldo Jabour.

A prefeitura de SP desmontou o belo trabalho que a Marta fez nesta área. Não construiu as 250 escolas de ciclo básico que estavam planejadas, destruiu o programa de treinamento de professores, arregaçou com os projetos de estudo de campo (fora da escola), detonou com a área de apoio didática... um desastre!

Serra fez, Kassab continuou e a imprensa vendeu o silêncio e a omissão. A classe alta aplaudiu, já que está mais interessada em falar mal da Marta. Pobre Brasil! Eles se esquecem que as pessoas passam e a cidade e o país continua.

Quando um membro da classe alta tem seu carro roubado ou seu filho assassinado ela paga um alto preço por preferir ver a educação destruída. Vingança boba contra uma pessoa dá nisto. Algo totalmente irracional!

Eu mandei um email de congratulações ao prefeito, que eu detesto, mas que deve saber que tem gente interessada na contratação de professores e assistentes técnicos. Apoio, como apoiei quando o governo federal “inchou a máquina” com a contratação de pessoal para as escolas técnicas federais, universidades, PF, etc.

Voltemos ao jornal. Veja que pérola da propaganda ideológica (eles desejam dirigir o pensamento das pessoas): “Seguindo o exemplo do governo estadual, que vem adotando importantes medidas administrativas e pedagógicas para melhorar a qualidade da rede pública de ensino básico, a Prefeitura de São Paulo ...” Que maravilha!

Tem mais:No plano administrativo, a Prefeitura se inspirou nas medidas que vêm sendo adotadas com sucesso pela Secretaria Estadual de Educação”.  Calma, tem mais: “esse é o grande mérito da reforma que começa a ser implantada - a utilização de experiências bem-sucedidas que vêm sendo promovidas em âmbito estadual pela secretária Maria Helena”...

Observe os termos: bem sucedido, sucesso, importantes, etc. Para falar sobre a prefeitura há uma derrama de elogios sobre o Gov. Serra. (minha opinião pessoal: ele continua detonando a educação estadual)

Quando saiu a melhora do Brasil no IDH da ONU a manchete deste jornal foi assim: “com atraso, o Brasil ...” Para uns elogios, mesmo onde mereciam um puxão de orelha. Para outros sempre uma palavra negativa.

O dono do jornal quer ganhar dinheiro. É o negócio dele: tentar manipular sua mente, deturpando a realidade e associando conceitos segundos os interesses econômicos e ideológicos deles.

Cuidado!

A cidade de SP poderia ter hoje uma educação bem melhor. O estado de SP poderia ter uma educação bem melhor. As palavras chaves são:

- recursos humanos

- treinamento

- material didático

- esforço, esforço, muito esforço

Acredito no seguinte: uma escola de qualidade deve receber ajuda dos governantes. Mas, na prática, a qualidade do ensino depende muito mais do esforço dos professores, pais e alunos.

Porque países muito mais pobres que o Brasil possuem um ensino melhor que o nosso? É porque exigem muito mais de seus alunos, apesar da deficiência material.

É este conceito da democracia que falta ao nosso país: cidadania e esforço pessoal em nome do bem comum.

 

Depois de 3 anos economizando $$$ com a falta de professores e equipes de apoio, a prefeitura de SP resolve contratar milhares de funcionários para a detonada área de educação.

O que a proximidade das eleições não faz?

 

 

 

29/11/2007

O futuro que estamos construindo

 

Reflita sobre onde está sendo colocado o dinheiro de sua cidade:

 Mais pontes e avenidas, mais congestionamento.

 Mais metrô e ciclovias, menos poluição.  

 

 

 

No Brasil é assim:

A classe alta elege os seus deputados e senadores e eles fazem as leis.

As leis seguem as prioridades desta classe. É por isto que o jatinho particular paga menos imposto que o ônibus.

É por isto que se discute o fim da CPMF e não o fim dos impostos que incidem sobre o transporte público.

Façamos um cálculo: alguém que ganha 4.000,00 reais/mês paga 180,00 reais/ano de CPMF. Se fossem tirados os impostos do transporte público ele poderia economizar (só com o pagamento do transporte da empregada doméstica) mais de 700 reais ano. A economia é muito maior se o filho da classe média também andar de ônibus.

Os mais humildes teriam um transporte mais barato e os pequenos e médios empresários também seriam beneficiados.

Haveria maior demanda por melhora dos transporte público, portanto mais investimento.

Com o fim da CPMF o "grosso da grana" vai para o bolso dos milionários e das empresas grandes.

Quem perde é a classe média e os mais pobres.

Quem perde é a ecologia, pois as soluções normalmente seguem os interesses econômicos de uma minoria.

A classe média tem que descobrir que seus interesses são, quase sempre, idênticos aos dos mais pobres. Basta de seguir a ideologia da classe alta, que só gera prejuízos para a classe média, para a ecologia e para o povão. 

 

 

 

28/11/2007

Repercursões da campanha:

 

Ontem já tive algumas respostas para a campanha do Blog do Chicão. Vários apoios, algumas idéias que oportunamente irei apresentar.

Hoje quero falar de uma professora que vai trabalhar este tema em sua sala de aula. Me pede alguns materiais e sugestões.

Quem quiser colaborar mande para 

chicaodoispassos@yahoo.com.br

 

Com paciência e perseverança vamos conseguir aumentar o alcance desta campanha.

 

 Mais pontes e avenidas, mais congestionamento.

 Mais metrô e ciclovias, menos poluição.  

 

 

 

Ponte congestionada.

O que vão fazer?  Construir outra?

Ou gastar o dinheiro em transporte público e ciclovias?

Qual sociedade queremos?

 

 

 

28/11/2007

Da série: Poesia Erótica Feminina

 

ÊXTASE, PAIXÃO E TESÃO

Denise Lara

 

Despe meu corpo...

Passeia tuas mãos...

Toca tua boca...

Quero sentir a explosão do jorro,

que sai do teu falo em larva...

Acalmando por algum

tempo meu desejo...

Fala tudo que eu preciso...

Porque hoje

é tudo permitido...

Em êxtase, paixão e tesão...

 

 

 

 

 

27/11/2007

SP precisa 10 vezes mais ciclovia 

Enquanto projetos da Prefeitura seguem no papel, ciclistas reclamam da falta de segurança

Fernanda Aranda, FSP

Falta fôlego para São Paulo transformar a bicicleta em meio de transporte habitual. O problema não é o pouco preparo físico da população e, sim, a falta de vias para circular na capital. Os irrisórios 30,5 quilômetros de ciclovias existentes precisariam ser aumentados dez vezes para atender às necessidades da metrópole. A ausência de estrutura para abrigar quem se arrisca a pedalar nas ruas fez ciclistas aparecerem, pela primeira vez, nas estatísticas dos mortes de trânsito.

Segundo estudo da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) divulgado recentemente, a incidência de mortes de ciclistas em cada 100 mil habitantes no Estado de São Paulo nem chegou a pontuar em 1996. Em 2005, esse coeficiente já atingiu 0,4. Em números absolutos, os 14 óbitos registrados há uma década saltaram para 171 no último balanço - uma morte a cada três dias. No Brasil, o crescimento de ciclistas mortos foi de 300%, saindo do coeficiente 0,2 para 0,8. O aumento proporcional só perde para o número de motociclistas mortos, que cresceu 460% no período.

O perigo das pedaladas aparece no momento em que a bicicleta é classificada como solução para os altos índices de congestionamento e poluição. “O uso está sendo incentivado e isso reflete mais ciclistas circulando. Mas, se não vier acompanhado de uma cultura que assegure a utilização, vamos contabilizar cada vez mais mortes”, afirma a coordenadora da Abramet, Maria Koizumi.

O consenso é de que, caso as ciclovias aumentassem de tamanho, a segurança ampliaria também. Foi dessa forma que cidades como Bogotá (Colômbia) e Paris (França) conseguiram fazer com que as “magrelas” deixassem de ser encaradas apenas como forma de lazer e virassem meio seguro de deslocamento. Lá, pistas exclusivas para bikes somam mais de 300 quilômetros - extensão considerada ideal por aqui.

A proposta de aumentar as ciclovias faz parte dos planos da Prefeitura desde 2005. Mas nenhum andou. Apesar de pesquisa municipal ter identificado que atualmente dobrou - de 0,3% a 0,6% - o número de pessoas que usa a bicicleta como principal transporte na capital. Entre os motivos, economia na passagem de ônibus ou gasolina e o fato de ser ecologicamente correta e fazer bem à saúde. O coordenador do Clube Amigos da Bike, Sérgio Augusto Affonso, cita tudo isso para convencer o poder público a investir na bicicleta. “Mas deve vir acompanhado de um planejamento efetivo de segurança.”

O Movimento Nossa São Paulo também conclui projeto de criação de ciclovias na capital. O objetivo é ligar os Parques do Ibirapuera, na zona sul, ao Villa-Lobos, na oeste, e o Carmo, na leste, com 30 quilômetros de pistas especiais para bicicletas aos domingos. “Estamos conversando com a Prefeitura. Não vai custar nada, só é preciso demarcar as pistas”, explica Oded Grajew, diretor da entidade.

NÚMEROS

300% foi o aumento

do número de ciclistas mortos no Brasil em 10 anos

70% foi o crescimento
do número de motoristas e passageiros mortos no período

84 ciclistas morreram
no trânsito de SP em 2006, segundo a CET. No Estado, foram 171


PARIS

A topografia plana de Paris ajudou a implantação das vias

Os 370 km de ciclovias existentes são atrelados a uma outra forma de incentivo. Em todos os bairros e parques, com uma única moedinha, é possível “alugar” a magrela

O sistema de aluguel é eletrônico. Por 30 minutos, não se paga nada. A opção varia entre algumas horas, o dia inteiro ou até o mês. Os bicicletários são integrados ao metrô

BOGOTÁ

A cidade de 6,5 milhões de habitantes não tinha uma única ciclovia até 1998. Foi então que o prefeito na época, Enrique Peñalosa, resolveu fazer uma revolução no transporte e incluiu a bicicleta nos planos

Foram construídos 330 km de pistas para bikes, integradas a cinco terminais coletivos.

O exemplo de Bogotá é citado como o mais adequado para São Paulo

 

Leia o artigo:

 

A ignorância anti-ecológica continua

 

Nota do Chicão: 

Em outro texto escrevi que o futuro depende de onde colocamos os nosssos esforços e os desafios para a sociedade.

Hoje o desafio é gerar mais espaços para os carros fluírem. É isto que é valorizado pelas pessoas. É isto que dá voto. 

Não precisa continuar sendo assim. 

Pode mudar. E para mudar deve haver propostas. 

Por isto lancei a campanha:

Mais pontes e avenidas, mais congestionamento. 

Mais metrô e ciclovias, menos poluição.  

 

Temos que denunciar o quanto é prejudicial para a cidade a construção de mais áreas de trânsito para carros. O orçamento de SP (das cidades em geral também) poderia prever apenas investimentos em:

a) ciclovias

b) vias exclusivas para ônibus

c) metrô  

d) manutenção das vias públicas já existentes

 

 

Participe de nossa campanha:

 O lema é: 

Mais pontes e avenidas, mais congestionamento. 

Mais metrô e ciclovias, menos poluição.  

 

Colabore com este blog, faça banners com o nosso lema de campanha em mande para nós.  

 

 

Aqui você vê um exemplo de ciclovia.

Ciclovia protegida, o que é bom.

Ciclovia estreita, o que limita seu uso. 

O homem da bicicleta não corre risco de vida, transita "sem custo" e de forma saudável.

 

 

 

27/11/2007

Livros para Download

A fundação Perseu Abramo está disponibilizando dezenas de livros para você "baixar" gratuitamente.

 

 

As estrelas desta biblioteca virtual são os dois livros do Jornalista Aloysio Biondi chamados Brasil Privatizado.

Com clareza e precisão ele relata todo o processo de privatização selvagem e anti-nacional que foi realizado no Brasil.

É impressionante!

Para quem gosta de história, economia, política e cultura é um livro indispensável.

Uma obra prima!

Vale a pena ler alguns.

 

PS: vale a pena ler mesmo se você for a favor de privatizações. Pois existem privatizações e privatizações.

 

Gostaria também de lhes convidar a ler meu texto:

O lucro é capitalista, o prejuízo socialista

 

 

 

 

 

26/11/2007

Células tronco, pesquisa científica e como o futuro é produzido

 

 

Tem muita gente festejando o fato de que pesquisadores americanos e japoneses conseguiram fazer com que células da pele voltem a ser células-tronco embrionárias.

 

Eu sou um deles.

 

Vamos a questão central sobre a tecnologia. À medida que o homem consegue avanços em seus conhecimentos é cada vez mais importante que exista limites claros e precisos sobre o caminho desse desenvolvimento.

 

Já me chamaram de conservador, atrasado.

 

Se eu defendo a vida dos animais, por que não defenderia a vida de um humano.

 

Sou radicalmente contra o aborto. Sou contra o uso de embriões, que é o início da vida. Todavia, com alguns limites muito sérios, esta pesquisa com células troncos embrionárias pode ganhar contornos não agressivos. O grande problema é que os cientistas e as empresas não desejam limites.

 

O argumento básico sempre foi que usar embriões iria salvar vidas. 

 

A questão central sempre foi: em que direção devemos seguir nas pesquisas científicas? Agora ficou provado que pode-se vencer o desafio de conseguir células tronco, como foi feito, sem usar embriões.

 

Onde se coloca o desafio é onde se constrói o futuro e a sociedade que nós queremos ter.

 

No desenvolvimento da ciência a questão ideológica e financeira tem importância central.

 

Como iremos produzir energia limpa se não houver investimento maciço em pesquisa nesta área?

 

Como iremos proporcionar competitividade à pequena propriedade rural sem que haja desenvolvimento de tecnologia e práticas agrícolas adequadas a este tipo de agricultura?

 

Fui dar uma palestra em uma escola pública. No caminho me perguntei:

Como iremos ter ciclovias se investimos em ruas e pontes para carros, que são um perigo para bicicletas?

 

Pensei isto após ver um ciclista quase morrer atropelado.

 

Na escola, era de dia, passei um calor sufocante. A construção era feita de tijolo baiano e com pouca circulação de ar. Um ambiente infernal para quem quer aprender.

 

Tudo isto são diretrizes de construção, de pesquisa, de educação. São estas diretrizes que controlam o futuro que vamos ter.

 

O ser humano pode vencer vários desafios. Eles devem ser claros para que haja uma comunhão de esforços rumo a esta conquista. 

 

As poucas vezes em que houve esta união os resultados foram bons.

 

Defendo que haja muita pesquisa científica. Muita mesmo. Mas, o dinheiro, principalmente o público, deve ser direcionado para a solução dos desafios ecológicos, de saúde e econômicos que são do interesse do grosso da população.

 

 

 

  

 

 

 Propaganda para liberação das pesquisas com as células tronco embrionárias.

Sempre há de ter parcimônia nestas decisões.

 

 

 

 

 

26/11/2007

Façanha microscópica 

 

 

Duas equipes de pesquisadores, uma americana e outra japonesa, anunciaram uma façanha que fornece mais um rumo aos estudos sobre o uso terapêutico de células-tronco. Lideradas por James Thomson, da Universidade de Wisconsin, e por Shinya Yamanaka, da Universidade Kioto, elas conseguiram fazer com que células adultas da pele regredissem ao estágio de embrionárias e depois se transformassem em neurônios e células cardíacas. Existem dois grupos de células-tronco: as embrionárias e as adultas. As primeiras são retiradas de embriões, no estágio em que eles não passam de um amontoado de células indiferenciadas entre si. As adultas, por sua vez, são encontradas sobretudo no cordão umbilical e na medula óssea. Além de se multiplicarem mais facilmente, as células embrionárias são muito mais versáteis do que as adultas. Elas têm a capacidade de se transformar em qualquer um dos 220 tipos de célula do organismo. Por isso, são a grande esperança no tratamento de diversas doenças – problemas cardíacos, derrames, diabetes, disfunções neurológicas e traumas na medula espinhal. Os estudos com as células-tronco embrionárias, porém, estão cercados de questionamentos éticos. Usá-las em experiências significa matar embriões humanos – o que, do ponto de vista religioso, representa um atentado à vida. A princípio, esse entrave parece resolvido com o feito das equipes de Thomson e de Yamanaka. Eles conseguiram identificar genes humanos capazes de reprogramar o DNA das células da pele, convertendo-as em embrionárias, sem que seja preciso matar embriões. Os resultados dos trabalhos americano e japonês saíram nas revistas científicas Science e Cell, respectivamente.

Foi um trabalho árduo de tentativa e erro. Entre mais de 1.000 genes com algum poder de reprogramar células, os pesquisadores descobriram que a combinação de quatro deles tinha o poder de "ligar" e "desligar" totalmente funções celulares – ou seja, de fazer com que uma célula adulta voltasse a ser embrionária. No grupo dos japoneses, de cada 5.000 células de pele inoculadas com os genes, chegou-se a apenas uma célula embrionária. No caso dos americanos, essa proporção foi de 10.000 para uma. O passo seguinte foi induzi-las a se metamorfosear em neurônios e células cardíacas.

As pesquisas de Thomson e Yamanaka foram comemoradas pelos opositores do uso de embriões humanos como uma vitória consagradora. Entre eles, o presidente americano George W. Bush e seus assessores mais próximos. Há seis anos, para agradar aos cristãos fundamentalistas que fazem parte de seu rebanho eleitoral, ele proibiu o financiamento governamental de experiências com células-tronco embrionárias. Sua turma chegou a dizer, inclusive, que os cientistas enveredaram por esse caminho – o de tentar transformar células adultas em embrionárias – graças ao veto presidencial. Seria o primeiro caso na história da humanidade em que a ciência recebeu um impulso da censura. Bobagem, é claro. Cientista que se preza não evita nenhuma linha de pesquisa. A tentativa de criar células embrionárias a partir de adultas é um objetivo que esteve sempre presente nos estudos sobre o assunto. O que se conseguiu, agora, foi passar da intenção à realidade – que, enfatize-se, ainda está circunscrita aos laboratórios. A façanha de americanos e japoneses também não significa o abandono dos experimentos com embriões humanos. Eles continuam permitidos, sem restrições, em dois países: Inglaterra e Coréia do Sul.

Os estudos com células-tronco embrionárias já têm quase uma década, mas persistem os problemas com sua manipulação. "Até hoje não se conseguiu encontrar um mecanismo para controlar o ritmo com que elas proliferam", diz a geneticista Lygia da Veiga Pereira. As células-tronco embrionárias se multiplicam tanto e tão rapidamente que podem dar origem a tumores malignos. E é aqui que reside o principal problema das técnicas de reprogramação desenvolvidas por Thomson e Yamanaka. A transformação de uma célula da pele em embrionária também requer uma série de alterações genéticas sobre a qual não se tem nenhum controle. "Levará pelo menos uma década para essa técnica começar a dar resultados em humanos, dentro de parâmetros aceitáveis de segurança", diz Hans Dohmann, especialista em células-tronco. Mas não há dúvida de que a medicina deu um grande passo. Um primeiro grande passo.

da revista Veja

 

 

 

 

25/11/2007

Domingão, um dia lindo.

Ótimo para fazer um esporte e relaxar a mente.

Ótimo para ver o belo.

Ótimo para observar algumas belezas da natureza.

 

Para alegrar seus olhos, um belo colírio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

24/11/2007

Piadinha para o fim de semana:

Frase correta

 

Acordei com uma puta ressaca e do lado da cama tinha
um copo d'água e duas aspirinas. Olhei em volta e vi
minha roupa passada e pendurada. O quarto estava em
perfeita ordem. Havia um bilhete de minha mulher:
- querido, deixei seu café pronto na cozinha. Fui ao
supermercado. Beijos.
Desci e encontrei uma mesa cheia, café esperando por
mim. Perguntei à minha filha:
- O que aconteceu ontem?
- Bem, pai, você chegou às 3 da madrugada,
completamente bêbado, vomitou no tapete da sala,
quebrou móveis, mijou na cristaleira antes de chegar
no quarto.'
- E por que está tudo arrumado, café preparado, roupa
passada, aspirinas para a ressaca e um bilhete amoroso
da sua mãe?'
- Bem, é que mamãe o arrastou até a cama e, quando ela
estava tirando a sua calça, você gritou:

- NÃO FAÇA ISSO MOÇA, EU SOU CASADO!!!

Encher a cara - R$ 70,00
Móveis destruídos - R$ 1.200,00
Café da manhã - R$ 10,00
Dizer a frase certa no momento certo... NÃO TEM PREÇO!!!

 

 

 Bêbado encontra amigos em cada lugar?

 

 

 

23/11/2007

A privatização da telefonia: choque de preço e falta de amor à pátria

 

Leio no jornal que o PSDB vai defender as privatizações, mas no jornal só falam da área de telefonia. Certamente vão esquecer da meleca que fizeram nas ferrovias, nos portos, na área de energia, rodovias, etc.

Eu fui no meu computador e levantei a minha conta de anos atrás e descobri que eu pagava 0,35 reais de assinatura básica. Isto mesmo 35 centavos! Hoje, do mesmo telefone comercial, pago 66,55 reais.

Estou pagando 190 vezes mais pelo mesmo serviço.

Quando a classe média entra no jogo da classe alta e reclama da “altíssima carga tributária” é preciso que ela se lembre que existem coisas piores. Bem piores. As companhias telefônicas são grandes anunciantes de jornais, assim como os bancos. Por isto a mídia trata o assunto com tanta discrição.

Uma pessoa que ganha 4.000 reais por mês paga 180 reais de CPMF por ano. E paga 798,60 reais de taxa de assinatura de telefone comercial.

E o seguro obrigatório? Existe algo pior do que alguém ser obrigado a fazer seguro?

Voltando a privatização. Com ela os preços dos serviços explodiram. E o custo da tecnologia caiu muito. Preço alto com tecnologia mais barata facilita a vida das empresas e o desejo delas investirem.

Porém, hoje o Brasil não produz tecnologia, não existe uma empresa que seja uma “Petrobrás” do setor. Estatal ou com ações pulverizadas entre as pessoas físicas do Brasil (ou seja, os cidadãos).

Uma empresa estratégica que seja capaz de alavancar investimentos em várias áreas e gerar tecnologia para o país. 

Nós estamos na era da tecnologia e nosso país não vai se desenvolver muito se não for capaz de produzir tecnologia de ponta.

O poço de Tupi, que a Petrobrás descobriu, só foi possível porque foram décadas desenvolvendo tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas. Este desenvolvimento só foi possível porque a Petrobrás é grande e é estatal. Na Argentina, onde houve a privatização selvagem da indústria petrolífera, não há mais nenhuma pesquisa científica na área do petróleo. Basicamente porque os volumes de recursos para estas pesquisas demandam empresas grandes, enormes.

É por isto que todo os dias vemos notícias nos jornais de fusões de empresas que já são gigantes e que vão ficar super-gigantes.

Estas empresas que estão operando no Brasil são as típicas empresas sanguessugas, pois só lhes interessa explorar o mercado interno brasileiro.

Quando vamos aprender que um dos nossos maiores patrimônios é o nosso mercado interno?

Lembrem disto: o que o PSDB fez não foi simplesmente privatizar. Foi fazer uma privatização selvagem. Aquela onde eles embolsaram o dinheiro e gastaram pagando juros. Não foi feito um planejamento de país, afinal ser nacionalista é pecado (para eles, é lógico).

 

 

 

Aqueçam a orelha!

Vem aí uma tentativa de levagem cerebral...

"privatização é boa,

o que é estatal é ruim!

privatização é boa,

o que é estatal é ruim!

privatização é boa,

o que é estatal é ruim!

privatização é boa,

o que é estatal é ruim!

 

Vai ser uma gritaria interminável. E ninguém vai falar das empresas de base comunitária, com pulverização das ações e o direito de veto do governo sobre suas decisões estratégicas.

 

 

 

22/11/2007

Emails que recebo:

A mania de vítima da classe alta

 

Nosso colega M. L. nos brinda com uma informação: como a saúde é um direito, se um rico gasta 10.000,00 com a saúde ele deveria ter direito a que o governo devolva todo o valor, não somente o que é abatido do imposto de renda.

Taí a velha mania de vítima da classe alta e parte da classe média. Isto é desculpa para todas as falcatruas: sonegação, corrupção de fiscais, etc...

As pessoas devem assumir a responsabilidade e saber que a apropriação do dinheiro público deve ser feito a partir de soluções coletivas e não a partir de um individualismo que privilegia uns poucos e exclui a maioria.

Vamos a questões práticas: as vacinas brasileiras (feitas por instituições públicas) estão entre as melhores do mundo. São distribuídas gratuitamente nos postos de saúde. Mesmo assim a classe alta paga para tomá-las em clínicas particulares. E nós pagamos parte desta opção deles, através da dedução de impostos que eles obtém.

Tratamentos estéticos dermatológicos, clareamento de dentes, tratamentos experimentais, luxuosos, duvidosos, etc... tudo entra na conta. Tenho um casal amigo que teve trigêmeos e um deles nasceu com problemas motores. Solução: contrataram uma fisioterapeuta período integral para cuidar da criança. Sorte deles que tem dinheiro para tanto. Se fosse meu filho eu faria o mesmo... Mas, veja bem, isto é uma opção pessoal  e não tem nada a ver com a mania de vítima que propaga que as escolhas são realizadas porque o governo não oferece nada de qualidade.

O importante, repito, é que são escolhas pessoais e que não se deve usar o dinheiro público para pagar parte das escolhas pessoais de alguns.  Ou se dá o mesmo direito para todos ou para ninguém.

Eu também pago convênio médico e gostaria de não precisar pagar. Para tanto a luta deve ser fazer o que é público funcionar melhor. Eu trabalhei anos em postos de saúde e sei que o governo paga e os médicos chegam atrasados e saem mais cedo, pedem exames em excesso, etc. Sei que funcionários não são treinados... Sei também que quando aparece alguém da classe alta na área de saúde é sempre para criar alguma confusão $$$. O problema da saúde é amplo, geral e irrestrito. Sendo que a classe média e alta não são somente vítimas, são também vitimizadores.

No Brasil, enquanto enxergarmos as soluções em governos e políticos iremos sempre sofrer, pois a solução está na conduta de cada um e na capacidade de racionalizar os serviços públicos, no caso, a saúde. Eu trabalho em hospital público e sei que mais importante que o governo federal ou estadual é a postura da equipe diretora e da equipe técnica. Com os recursos e com o dinheiro que nós temos poderia existir uma saúde muito melhor.

 M., aprenda uma coisa: ser vítima só serve para perpetuar os erros.

Bjs

L. M.

 

Nota do Chicão: belo email este. Toca numa questão importante. Os governos são importantes, mas o mais importante é a conduta das pessoas.

Como diz o lema anarquista:

Ninguém é inocente.

Não há no mundo governo que mude um país se a mentalidade das pessoas continuarem as mesmas. 

Para isto as pessoas precisam ser mais cobradas. Na educação os alunos devem ser mais cobrados, os professores mais cobrados, e os pais mais cobrados.

O que se vê: se as crianças aprendem pouco é porque o governo paga pouco, etc, etc...Isto é mentira! Quero que os professores ganhem bem mais. Mas, ...

O que falta é exigir de todos mais empenho. Falta uma campanha explicando a importância do estudo exigente e dedicado. 

Quem quer conhecer a realidade das escolas públicas vá até uma delas as 10 da noite. É bem provavel que já tenham dispensado os alunos.

Exigir das pessoas o máximo. Esta é a solução para grande parte dos problemas do Brasil. 

Enquanto o Brasil for a terra dos coitadinhos, sofreremos juntos. Uns mais outros menos.

 

 

 

A OAB reclamando da forma como tratam os advogados presos nas operações da polícia federal mostra o quanto é difícil para a classe alta (não confundam com classe média) deixar a posição de vítima.

Esta charge mostra bem isto. Na primeira parte o cara é vítima da bandidagem. Na segunda vítima da polícia e da justiça.

Sempre vítimas!

 

 

 

21/11/2007

Charges políticas que dizem tudo:

 

 

 

 

 

 

21/11/2007

A realidade: dados sobre os vôos no Brasil

 

Estava eu no aeroporto quando "abri" a internet e descobri que o Blog do Luis Nassif reclamava da crise aérea que nunca acabava. 

Eu pensei: devo ser um homem de sorte, já que raramente tenho problemas com atrasos de avião. 

Resolvi então fazer uma pesquisa paciente para saber se eu tinha sorte ou se as pessoas estão histéricas com este problema.

Dia após dia fui ao site da Infraero pesquisar os atrasos. Acredito que a avaliação da realidade não deve acontecer somente baseado na experiência pessoal. Muito menos baseados em emocionalidades que nada possuem de racional. Nem em pensamentos pré-existentes. 

Tudo isto nos distancia da realidade.

Uma avaliação cuidadosa demanda tempo e estudos. Caso não tenha tempo e nem motivação para estudar evite julgar.

Vamos a alguns dados para vocês poderem fazer as próprias avaliações:

 

 

DATA: 21/11/2007 - quarta-feira  (00:00 - 15:00)
  

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

1102

72 ( 6.5 %)

60 ( 5.4 %)

 

 

DATA: 16/11/2007 - sexta-feira  (00:00 - 17:00)
  

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

1269

59 ( 4.6 %)

278 ( 21.9 %)

 

 

  DATA: 13/11/2007 - terça-feira  (00:00 - 16:00)
  

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

1162

84 ( 7.2 %)

65 ( 5.6 %)

 

 

  DATA: 12/11/2007 - segunda-feira  (00:00 - 14:00)
  

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

1023

95 ( 9.3 %)

62 ( 6.1 %)

 

 

  DATA: 09/11/2007 - sexta-feira  (00:00 - 17:00)
  

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

1292

169 ( 13.1 %)

75 ( 5.8 %)

 

 

DATA: 08/11/2007 - quinta-feira  (00:00 - 13:00)
  

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

920

68 ( 7.4 %)

66 ( 7.2 %)

 

 

  DATA: 07/11/2007 - quarta-feira  (00:00 - 15:00)
  

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

1107

63 ( 5.7 %)

79 ( 7.1 %)

 

 

  DATA: 03/11/2007 - sábado  (00:00 - 15:00)
  

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

920

49 ( 5.3 %)

127 ( 13.8 %)

 

 

DATA: 06/11/2007 - terça-feira  (00:00 - 17:00)
  

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

1305

136 ( 10.4 %)

80 ( 6.1 %)

 

 

  DATA: 01/11/2007 - quinta-feira  (00:00 - 09:00)

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

496

48 ( 9.7 %)

43 ( 8.7 %)

 

 

 

 

 

 

DATA: 01/11/2007 - quinta-feira  (00:00 - 14:00)
  

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

1037

103 ( 9.9 %)

73 ( 7 %)

 

 

 

 

 

 

DATA: 05/11/2007 - segunda-feira  (00:00 - 15:00)
  

PROGRAMADOS

Nº VOOS

ATRASADOS (%)

CANCELADOS (%)

REDE INFRAERO

1148

251 ( 21.9 %)

99 ( 8.6 %)

 

 

   

 

21/11/2007

Mundo pós-moderno

Justiça decide: esperma é propriedade da mulher

 

Usar esperma para engravidar sem autorização do homem pode render um processo, mas não caracteriza roubo porque "uma vez produzido, o esperma se torna propriedade da mulher" . O entendimento é de uma corte de apelação em Chicago, nos Estados Unidos , que devolveu uma ação por danos morais à primeira instância para análise do mérito.

Nela, o médico Richard Phillips acusa a colega Sharon Irons de "traição calculada, pessoal e profunda" ao final do relacionamento que mantiveram há seis anos. Sharon teria guardado sêmen depois de fazerem sexo oral, e usado o esperma para engravidar. Phillips ainda alega que só descobriu a existência da criança quando Sharon ingressou com ação exigindo pensão alimentícia.

Depois que testes de DNA confirmaram a paternidade, o médico processou Sharon por danos morais, roubo e fraude. Os juízes da corte de apelação descartaram as pretensões quanto à fraude e ao roubo, afirmando que "a mulher não roubou o esperma", mas o caso por danos morais deverá prosseguir.

O colegiado levou em consideração o depoimento da médica. Ela afirmou que quando Phillips entregou seu esperma, deu "um presente". Para o tribunal, "houve uma transferência absoluta e irrevogável de título de propriedade e não houve acordo para que o depósito fosse devolvido quando solicitado" .

Agora é oficial: os homens não mandam mais em porra nenhuma mesmo.

 

Obs do Chicão: recebi esta matéria via email, sem discriminar a origem. Mas, não resisti...

 

 

 

 

 

 

 

Um espermatozóide diz para o outro: da boca para o bolso. Viramos um negócio muito dos bão...

 

 

 

 

20/11/2007

Dica de livro

Consciência negra e consciência humana

 

 

Hoje é o dia da Consciência Negra (20/11). Feriado, fui andar de bicicleta. Fiquei tentando lembrar os nomes das pontes e viadutos da cidade de São Paulo. Me lembrei de alguns referentes a datas históricas ou geográficas. A maioria são de pessoas “importantes”, ou seja, ricas, ou seja, brancas. Negra, acho que só quando o Pelé morrer. Até o Leônidas, o diamante negro, não mereceu tal distinção. Nem o João do Pulo, com sua vida difícil.

Pode ser que esteja errado, pois escrevo segundo a minha memória. Tem ponte e viaduto com sobrenome Maluf, Mesquita, Jafé ... Roberto Marinho, e, se não me engano, um com o nome do fundador das lojas Marisa (loja de roupas para mulher).

É a valorização do dinheiro e do poder.

Como os negros não tiveram poder são esquecidos. Como são esquecidos os professores, enfermeiros, psicólogos, etc.

Por isto fiquei super feliz ao ver uma dica de livro no Blog cidadania.com http://edu.guim.blog.uol.com.br/

 

A dica segue abaixo:

 

Livro põe mulheres negras na História
Obra com biografias, perfis e mais de 950 imagens apresenta a trajetória desse grupo no Brasil, desde a Colônia até a época atual

 

RAFAEL SAMPAIO
da PrimaPagina

Até há pouco tempo, elas eram quase sempre invisíveis para a maioria da população e pouco conhecidas pela História do Brasil. Vítimas de duplo preconceito, tanto de gênero quanto racial, as mulheres negras tornaram-se tema de um livro com 496 páginas e mais de 950 imagens, que esquadrinha a história dessas pessoas, desde a Colônia até a época atual.

Intitulada Mulheres Negras do Brasil, a obra foi escrita por Schuma Schumaher, coordenadora da Rede de Desenvolvimento Humano, e pelo historiador Érico Vital Brasil.

Parteiras, mães-de-santo, professoras, atrizes, cantoras, engenheiras, diplomatas e até misses são personagens do livro. Algumas vezes, a procura de dados era difícil, e foi necessário usar métodos “pouco ortodoxos”, revela Vital Brasil. Por exemplo: para encontrar a família da primeira engenheira negra do país, a paranaense Enedina Marques, os autores recorreram à lista telefônica. “Nem a associação de engenheiros do Paraná tem registros da sua existência”, diz o pesquisador.

No total, o livro reúne mais de mil perfis, biografias e citações a mulheres negras. Há desde celebridades esportivas, como a ginasta Daiane dos Santos e a jogadora de basquete Marta Sobral (que disputou as olimpíadas de 1992, 1996 e 2000, tendo conseguido medalhas nas duas últimas) até precursoras menos conhecidas, como, ainda na área de esportes, a corredora Melânia Luz, a primeira atleta negra brasileira a disputar Olimpíada, em 1948, em Londres.

Veja o resto do texto em:

http://www.pnud.org.br/raca/reportagens/index.php?id01=2764&lay=rac

 

 

 

 

 

19/11/2007

Anarquistas e neonazistas – uma foto linda e outra triste

 

Sempre acreditei que a não violência é a melhor solução. Até um limite onde é necessário o enfrentamento. Não tenho dúvida que as revoluções ajudaram a criar um mundo melhor. Como ajudaram a criar um mundo melhor aqueles trabalhadores que iniciaram os movimentos grevistas (eles reivindicavam a redução da jornada de trabalho para 14 horas por dia). A polícia, apoiada pela classe dominante (diziam que os trabalhadores queriam ter vida de preguiçosos), batiam, prendiam e matavam os trabalhadores. Até que eles começaram a destruir as fábricas. Foi só então que começou, incipientemente, o diálogo.

Portanto sou um pacifista que fica feliz quando uma artista recebe um “balde” de tinta no seu casaco de pele. Ou que ficaria feliz se houve alguns barcos que afundassem os navios baleeiros.

Bom, mas no geral sou super da paz. Do tipo que cuida de filhotinhos órfãos de passarinhos (já cuidei de dezenas). Do tipo que cultiva árvores para plantar pela cidade. Que compra adubo para as plantas em áreas públicas. Que larga minha vida cheia de luxo para ir na perifeira fazer palestras e convencer as pessoas a estudarem, etc.

Este sou eu: adoro história e sei que a atuação firme é necessária, tanto para criar os filhos, como para mudar o mundo.

Voltando ao tema.

Anarquistas e neonazistas se enfrentaram em Praga. Quase 1.000 anarquistas contra 400 simpatizantes do grupo Narodni Front (Frente Nacional), de orientação neonazista. Os FDP queriam marchar por um bairro Judeu (Josefov) para comemorar o aniversário da "Noite das Vidraças Quebradas"

Sabe o que foi a "Noite das Vidraças Quebradas"?

Na noite de 9 para 10 de outubro de 1938, os seguidores de Adolf Hitler chacinaram centenas de membros do Partido Comunista da Alemanha e começaram a perseguição contra os judeus.

Aliás, não só contra judeus. Contra homossexuais, ciganos, comunistas, socialistas, liberais, anarquistas, sérvios, etc.

Estes neonazistas queriam comemorar tal data e foram para a rua, muitos deles armados.

Minha alegria foi enorme não só porque eles tomaram um grande cacete, mas, principalmente, porque quem os enfrentou foram anarquistas.

Isto mostra que o movimento anarquista está ganhando força na Europa. E isto é bom! É um grupo político que pode colaborar muito e sempre formou ótimos pensadores.

Te recomendo os livros do Kropotkin, um líder anarquista russo. Assim como de M. Bakunin.

 

Foto linda:

 

 neonazista machucado depois de apanhar de anarquistas (Praga)

 

 

Foto triste:

 

Facistas espanhois em manifestação em Madri.

 

 

 

 

18/11/2007

Vida cotidiana

 

O politicamente correto tem várias idiotices. Tal qual não se deve chamar viado de viado. Negro de negro; preto fica ainda pior.

Semana passada encontrei por acaso um velho amigo: viado pretão. Fiquei feliz porque ele é super inteligente e culto. Sempre ligado no que acontece no mundo e na cidade. Grande parte do que conheci da cultura da periferia devo a ele. Qualquer dia do mês, dia-após-dia, ele sabe de várias festas. Devia ser colunista social da vida alternativa.

Bom, fiquei pensando com meus botões: eu sou amigo dele, ele é meu amigo. Já fazem anos. Há entre nós muito respeito e muita parceria. Porque será que é errado chamá-lo de viado?

Será que a amizade vale menos do que as palavras?

Um livre pensador deve cultivar a verdade e fugir das regras sociais que nos deixam presos e distantes do que é mais importante, neste caso: amizade, respeito, ajuda mútua.

 

O politicamente correto tem várias coisas legais. Fui visitar um amigo que está doente. Fiquei lá bastante tempo e via a seguinte cena: o filho de 5 anos chega para mãe que está cuidando do jardim e pergunta: o que é uma praga? (praga de jardim, tipo tiririca). Ela, super politicamente correta, pensa e diz para o filho: “praga é uma plantinha que veio morar aqui em casa sem ser convidada. Se eu deixar ela morando aqui as outras plantas podem morrer. Mas, filho, certamente em outro lugar ela vai ser bem vinda. Infelizmente a mamãe tem que tomar uma decisão para que as outras plantas possam ficar em paz...” Eu achei fantástico. Ela falou a verdade e realçou a responsabilidade dela frente ao jardim que ela estava cuidando.

Fiquei imaginando outras mães falando para os filhos que praga é lixo, é uma planta do mau ou que é uma desgraça...

 

Viajei. No avião sentei ao lado de uma belíssima morena de uns 28 anos. Falante, ela foi logo contando sua vida: nasceu numa cidadezinha do interior de não mais de 5 mil habitantes. A família simples lutou muito para ela estudar. Um esforço do pai, mãe e irmãos para ela fazer faculdade. O esforço valeu a pena; ela se dedicou muito aos estudos e, ao formar, encontrou um ótimo emprego. Grande parte do que ganhava era dedicado a pagar a casa própria dos pais e a ajudar uma irmã a se formar na faculdade (a irmã tem bolsa do Prouni, mas ela ajuda com moradia, comida, etc.).

Eu fiquei pensando em várias coisas:

- quem estuda em escola pública não é burro não. Se acreditar no seu potencial e estudar muito pode se tornar ótimo profissional. O problema é que as pessoas não entendem que o esforço para aprender tem que ser grande e constante.

- a classe alta tem uma visão estética da classe baixa na qual ela é feia, burra, preguiçosa. Não é não. Lógico que há um monte de gente feia lá. Mas, o que mais enfeia as pessoas é o sofrimento e as privações. Quando estas pessoas despertam para a vida, com esperança, alegria e crescimento pessoal e financeiro, elas se transformam, inclusive fisicamente. É algo que não consigo entender: mas se transformam fisicamente.

- Esta esperança/mudança quase sempre está relacionada a pessoas que estudam e adquirem cultura. Porque então se faz tanta campanha para que “os esportes tirem as crianças da rua”? Esta é uma visão da classe alta. Os filhos desta classe já tem estudo em boas escolas, em escolas de inglês, etc. Portanto, fica faltando os esportes e o brincar que era na rua. São os esportes (escolinha futebol, etc) que suprem esta falta.  Uma realidade da classe alta e média alta que é transferida para a classe baixa. Na minha opinião o que falta para a classe baixa é acesso a cultura e aprender que para crescer na vida eles devem estudar muito, levar os filhos até as bibliotecas públicas, comprar brinquedos educativos ao invés de refrigerante, etc.

O que eu posso dizer é o seguinte: eu já conheci milhares de pessoas que estudaram em escola pública, que se esforçaram e cresceram na vida, tanto culturalmente quanto financeiramente. Mas, só “conheci” jogador de futebol que vieram da classe baixa, sem estudar, e que se deram bem na vida. Ou seja, milhões e milhões de crianças sonham em ser jogador, é só alguns conseguem. Uma porcentagem inexpressiva. Já os que estudam muito, lêem livros, participam da vida comunitária, estes (acredito que a maioria) conseguem melhor na vida.

 

Quando dou palestras em escolas é isto que tento explicar para os alunos, pais e professores.

 

Antes que vocês citem o exemplo do Lula e do Amador Aguiar (“criador” do Bradesco) devo dizer que estudo não é somente aquele que é feito nos bancos de escola. Os dois participaram de processos políticos, gerenciais e econômicos que geraram neles bagagem intelectual para serem o que são.

 

 

 

18/11/2007

Série: A importância do belo

 

 

 

 

 

17/11/2007

Certificado de desbatismo

 

Este eu recebi via email de um leitor do blog, estou pensando em providenciar o meu...

"Pesquisando para uma matéria sobre ateísmo, entrei no site da Sociedade Secularista do UK. E fiquei rindo sozinha quando descobri que eles disponibilizam um certificado de desbatismo, para você “se libertar da liberação do pecado original que você nunca teve”!

Difícil é saber até que ponto as pessoas levam isso a sério e até que ponto é pura tiração de sarro.

Do blog:

http://www.baxt.net/blog/

 

 

 

 

Obs: depois que aquele pessoal do livro "O Segredo" começou a ganhar horrores de dinheiro vendendo pedras de fundo de rio (segundo eles é a pedra que escolhe a pessoa - não é lindo!!!!) estou pensando em fundar a sociedade brasileira de desbatismo... Há, há, há, há...

Atenção: irei processar quem copiar esta idéia e for meu competidor. Vou denunciá-los ao Conselho Federal de Charlatões e Vendedores de Ilusões. 

 

 

 

 

17/11/2007

Da série: Poesia Erótica Feminina

 

Sensações

Andréa Maia

 

Sufoque...

Minha boca é sua...

Seu ar!

Transpire...

Minha língua te percorre...

Seu delírio!

 

Trema...

Meu corpo te enlouquece...

Sua viagem!

 

Paralize...

Minhas mãos te movimentam...

Sua sança!

 

Cale...

Meu corpo fala por você...

Sua sedução!

 

Sonhe...

Meu desejo te acorda ...

Sua noite!

 

Sufoco, transpiro, tremo, paralizo, calo, sonho...
Respiro, deliro, viajo, danço, seduzo...
Vire o jogo...
Vem!

 

 

 

 

 

16/11/2007

O desejo de se exibir enobrece a alma

 

O Orkut faz sucesso porque as pessoas se expõem. Milhares de mulheres tiram fotos nuas e se revelam frente às outras pessoas. Milhões de blogs revelam o que milhões de pessoas pensam. Muitos mentem. A maioria faz tipo. Todos escolhem o que revelar e o que esconder. Mas, em meio a tanto disfarce, a verdade se faz presente. Nem sempre verdades que podem enriquecer a vida das pessoas. Alguns são patológicos, como os pedófilos. Outros dissociados da realidade, como os muitos doidões que habitam a Web. Mas, em meio a tanta névoa, a verdade se faz presente. Pois os patológicos falam da sua verdade. Os legais também. Assim como os chatos. Ou os feios. Ou os lindos. Ou qualquer um.

De qualquer forma existe uma barreira a superar quando as pessoas resolvem se exibir: elas devem apresentar algo que acreditam que alguém vá valorizar (positiva ou negativamente). É um exercício de valorização do que possuem. Se uma mulher pousa nua para um amigo e mostra para as câmaras suas pernas e nádegas nuas (sem tratamento fotográfico) é porque reconhece ali muitas qualidades. Ela acredita que poderá ser motivo de desejo e de tesão.  

 

 

Este reconhecimento leva a um maior usufruto da vida, pois diminui a força de dois grandes estraga prazeres da vida humana: a vergonha e o medo do abandono. A vergonha nos inibe, dificulta sermos quem nós somos. Nela a prioridade é a opinião e a reação dos outros. Tenho um exemplo pessoal muito significativo: quando comecei a gostar de poesia tinha vergonha de comentar com a maioria de meus conhecidos e ser motivo de gozação por parte deles. Eu era adolescente e pouco maturo. Hoje tenho orgulho de gostar de poesias e sei que elas tornam minha vida um pouco melhor.

Medo do abandono. Este medo acompanha a maior parte das pessoas e soa como uma chantagem: se você for diferente do que os outros querem eles irão te abandonar (criticar, desprezar, não gostar, etc). Este medo impede as pessoas de serem elas mesmas. Elas começam a ter o desejo de se adequarem a uma imagem externa a elas e perdem a espontaneidade, a vocação interior, a alegria e a auto-estima. Isto é muito comum nas pessoas que querem fazer plástica e falam que querem se sentir melhor: é verdade, como elas não se valorizam e não sabem quem são, elas tentam desesperadamente ser o que não são.  

 

 

O medo do abandono persegue todo ser humano, homem e mulher, simplesmente porque é uma lei da vida. Poucos nos amam a ponto de nos aceitarem plenamente. Porém, o medo do abandono é um medo idiota. Se a pessoa for verdadeira ela terá mais chances de criar vínculos verdadeiros. Se ela for uma farsa ou só fizer tipo, ela terá mais chance de criar vínculos frágeis, baseados na mentira, na máscara ou em um tipo.

É por isto que a coragem de se exibir ajuda a pessoa a ter a coragem de ser ela mesma. Ela percebe, com o passar do tempo, os bons resultados de ser ela mesma. Acontecem algumas perdas, que abrem espaço para o nascimento de novas conquistas. Me lembro de um amigo homossexual que trabalhava em uma firma de auditoria e que um dia “saiu do armário” e se revelou apaixonado por um colega de trabalho. No foi motivo de zombaria e de alguns preconceitos. Todavia nunca se sentiu tão feliz como naqueles dias. Com sua revelação acabaram-se todas as dúvidas que nutriu durante anos sobre sua sexualidade. Sua vida se transformou, ganhou alguns preconceitos e ganhou sua liberdade, sua auto-estima e sua auto-afirmação. Um dia ele virou chefe daqueles que lhe sacaneavam...  

 

 

Eu me lembro da conversa que tive com este amigo gay. Ele lamentava ter revelado sua paixão. Eu disse a ele a célebre frase do líder anarquista russo Piotr Kropotkin: “a liberdade exige paciência. Ao romper os grilhões da opressão as perdas (punições) vem rápido e as conquistas ainda estão germinado e se fortificando para poder florescer”. Ou seja, disse: “seja paciente, perseverante e observador” (que é uma das qualidades do Livre Pensador).  

 

 

 

 

Poesia do Chicão:

 

Perna Aberta

 

 

 

A mulher esperta,

de perna aberta,

aceita quem ela é.

 

A  mulher sensata,

de mente reta,

melhora quem ela é.

 

A mulher contente,

de alma livre,

aproveita de quem ela é.

 

Ela é livre, sensata, contente, esperta...

porque reconhece o quem ela é,

e valoriza o que ela é.

 

Ela é uma mulher de perna aberta,

e de perna aberta resolve estar.

Sem medo da perna aberta,

já que há os que valorizam a perna fechada,

o coração medoroso, a mente crítica 

e a boca calada.

 

De perna aberta

e cabeça ereta,

a mulher escolhe,

sua natureza acolhe,

e o homem usufrui.

 

Usufrui melhor (o homem)

se valorizar a mulher de perna aberta,

que compartilha,

que divide,

que oferece.

É isto que lhe faz feliz,

ou será que valoriza a perna fechada,

perna egoísta,

perna mutilada,

perna recalcada?

 

Perna fechada,

perna ignorante,

perna que ignora a própria natureza

de perna aberta.

 

Perna aberta,

aí reside a felicidade,

esta é sua anatomia,

esta é a nossa fisiologia,

um encaixe perfeito.

 

Perna aberta.

A  mulher sensata,

de mente reta,

e alma livre,

aproveita do que ela é.

 

 

 

 

Voltar a página principal do Blog do Chicão

 

 

 

Você pode se filiar ao grupo "notícias do Chicão" e receber no seu email o material deste blog (à excessão das fotos, músicas e desenhos)

mande um email para: 

noticias_chicao-subscribe@yahoogrupos.com.br

 

 

Artigos antigos

 

Visite as páginas dos outros meses.

2 abril 08 / 1 abril 08 / 2 março 08 / 1 março 08 / 2 fevereiro 08 / 1 fevereiro 08 / 2 janeiro 08 / 1 janeiro 08 / 2 dezembro 07 / 1 dezembro 07 / 2 novembro 07 / 1 novembro 07 / 2 outubro 07 / 1 outubro - 07 / 2 setembro - 07 / 1 setembro - 07  /  Agosto - 07

página principal do blog antigo

 

 

ESTAREI TE ESPERANDO MAIS VEZES. 

QUE TAL COLOCAR ESTE BLOG NOS SEUS FAVORITOS?

 

 

 

 

ESTAREI TE ESPERANDO MAIS VEZES. QUE TAL COLOCAR ESTE BLOG NOS SEUS FAVORITOS?

COLOQUE-O AGORA.

 

 

 

Você pode se filiar ao grupo "notícias do Chicão" e receber no seu email o material deste site (à excessão das fotos, músicas e desenhos)

mande um email para: 

noticias_chicao-subscribe@yahoogrupos.com.br