Blog do Chicão

Ser livre - Pensar livre - Livre Pensador

 

Pensamento racional        sexualidade        ecologia        política        filosofia naturalista

   

 

chicaodoispassos@yahoo.com.br

 

 

Campanha do blog do Chicão

 Mais pontes e avenidas, mais congestionamento.

 Mais metrô e ciclovias, menos poluição.  

Saiba mais

 

 

Página principal

 

 

Textos desta página:

A história de Dolores e a importância das habilidades pessoais

Várias notícias, algumas legais

Menos TVs ligadas

Domingão, sem Faustão

Duas boas notícias

A história de Ianna, a mulher que ama demais

14/XI/2012, 19H: O CARRO COMEU SP

Histórias reais da política no Brasil

O lado saudável dos EUA

O blog do Chicão em 2008

Poesia: Há poesia no corpo

 

 

 

16/01/2008

A história de Dolores e a importância das habilidades pessoais

 

 

Conheci Dolores através de um amigo. Ela presta serviço para a empresa dele. Quando ele ficou sabendo da história dela disse: “tenho um amigo, Chicão, que acha que a educação vai salvar o mundo. Ele vai adorar te conhecer”.

Eu adorei conhecer a Dolores, que hoje me ajuda no meu trabalho voluntário de incentivo aos estudos.

Sua história começa assim: ela era uma negrinha, pequena, franzina, nascida em família miserável. Um dia foi assistir um show de “black music” e conheceu a Flávia. A Flávia era o oposto: podre de rica, alta, bonita, estudada, auto-confiante, com muitos amigos e muitas experiências de vida. Por algum motivo a Flávia se encantou com a Dolores.

Flávia era bissexual. “Mantinha um harém de homens e mulheres para seu desfrute”, segundo Dolores. Ela havia tido dois relacionamentos sexuais frustrados, pois acreditava que os carinhas estavam apaixonados por ela e na verdade eles só queriam transar uma vez. Por duas vezes se sentiu profundamente desprezada. Isto foi fundamental para ela se sentir "uma pessoa horrível" e aceitar as investidas da “deusa” Flávia.

A Flávia oferecia mais do que sexo. Oferecia um mundo novo: comida que ela nunca havia visto, lugares lindos, viagens, novos amigos, novos tipos de músicas. Um mundo diferente. Por interesse e conveniência ela disse sim para a sua nova amiga. Durante alguns anos foi amante de uma espécie de coronel à moda antiga. Uma podia ter quantos vínculos quisesse e a outra tinha que ser fiel. Uma decidia o que fazer e a outra acompanhava. Flávia decidia e Dolores obedecia. Flávia era exigente, tão exigente que decidiu que a Dolores deveria estudar e ler para ter cultura.

Segundo Dolores a amiga era uma pessoa muito boa. O problema era quando bebia; o álcool a deixava transtornada e disposta a tudo. Nestas horas ficava sabendo de tudo o que acontecia enquanto a amiga saía e ela ficava em casa. Sim, até casa a coronel moderna montou para a amante.

Com o passar dos anos Dolores foi estudando e tomando gosto pelas artes e pela leitura. De tanto esperar pela chegada da amante em casa se tornou uma leitora voraz. Foi, porém, um outro encontro que moldou a sua vida. Havia no prédio onde morava uma senhora, professora aposentada, já avó, mas com uma disposição de dar inveja a qualquer adolescente. Esta senhora fantástica (tive o prazer de conhecê-la também) disse para ela: “estude, estude muito. Mas o que vai determinar a sua vida é você desenvolver habilidades. É a habilidade que permite você transformar conhecimento em algo prático para a vida, principalmente a vida financeira”. Dolores, a obediente, obedeceu mais uma vez e procurou desenvolver habilidades (hoje trabalha com uma de suas habilidades adquiridas).

Os anos passaram, Dolores adquiriu estudo, cultura, habilidade e profissão. Seu corpo mudou também, já não era mais aquela negrinha franzina. Se tornou uma negra bonita, encorpada e com uma alegria irradiante. Isto foi demais para a Flávia. O ciúmes da amante ficou completamente paranóico, o que gerou a separação das duas.

Para a Dolores foi difícil andar sozinha sem ter a quem obedecer. Com paciência ela superou este novo desafio. Se firmou na profissão, o que lhe ajudou a manter a moral alta.

Depois de anos sozinha encontrou um novo parceiro. Construiu uma família feliz e harmônica.

 

Educação e cultura são fundamentais. Mas, a grande arte é a habilidade. Capacidade de realizar, de concretizar, de refletir, etc. Mais do que nunca deve-se ter em mente, quando dos estudos, quais as habilidades da pessoa e quais as habilidades que ela vai querer ou poder desenvolver.

 

 

 

16/01/2008

 

 

 

 

Você pode se filiar ao grupo "notícias do Chicão" e receber no seu email o material deste site (à excessão das fotos, músicas e desenhos)

mande um email para: 

noticias_chicao-subscribe@yahoogrupos.com.br

 

 

 

15/01/2008

Várias notícias, algumas legais

 

Van Gogh

As obras de Van Gogh, uma a uma através deste super legal "filme"

http://br.youtube.com/watch?v=hE3XrUC_irA

 Dica do blog do Luis Nassif

 

 

Febre Amarela 1

Só para constar: todos os anos a febre amarela silvestre (até agora não se tem noticias da febre amarela urbana, mas, a torcida é grande por parte de alguns veículos de comunicação para que ocorra a febre urbana!) apresenta casos de morte, e o auge da década de noventa foi no maravilhoso e saudoso governo FHC: 85 casos e 42 mortes em 2000. A mídia corporativa na época tratava do assunto com a maior naturalidade e jamais insinuou uma epidemia, mas agora!

Do Blog Brasil Brasil (muito bom, vale a pena visitar)

http://nogueirajr.blogspot.com/

 

 

Febre Amarela 2

Sobre a febre amarela vejam este infográfico do UOL

 http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2008/01/08/ult4476u18.jhtm

 Segundo ele o total de contaminados e morte seriam:

2000-85 casos e 42 mortes
2001-41 casos, 22 mortes
2002-15 casos, 6 mortes
2003-64 casos, 22 mortes
2004-5 casos, 3 mortes
2005-3 casos, 3 mortes
2006-2 casos, 2 mortes
2007-6 casos, 5 mortes

(recebido via email)

 

Nota do Chicão: esta ênfase na febre amarela é só mais uma parte do plano dos setores mais conservadores de criarem um contínuo processo de histeria na população. Isto favorece a alienação e diminui espaço para a discussão de soluções para o Brasil.

O desejo deles de criar um clima de chilique serve muito bem para municiar de informações de alto teor emocional e grande irracionalidade os setores que hoje não gostam do governo federal. A grande luta deles não é contra a pessoa do presidente, até porque ele faz um governo muito conciliador e pouco de esquerda. A luta deles é contra a reflexão que pode mudar o destino de deste país ao gerar propostas e soluções bem embasadas e bem discutidas. 

Pense bem: se acabar a impunidade neste país a classe alta vai ter muita preocupação e dor de cabeça. Eles não querem ter preocupação, eles querem a certeza de impunidade. Sempre foi assim e é assim que eles querem que continuem.

 

 

Esforço pessoal e investimento em educação 

Texto no portal do CEFET (escolas técnicas federais), que fala sobre uma mineira primeira colocada no ENEM, com 100% de aproveitamento. Ela se chama Luísa Lima de Castro, e demonstra a importância do esforço pessoal na educação. Também valoriza os investimentos que foram feitos nestas escolas desde 2003. Me lembro agora de todos os comentários criticando o aumento dos gastos de custeio no atual governo federal, como se fosse dinheiro jogado fora. Gasto de custeio é contratar professor, melhorar laboratórios e manter os equipamentos das escolas, informatizar bibliotecas, etc. Como vocês podem obsevar "tudo desnecessário" para os comentaristas tipo Lúcia Hipólito, Merval Pereira, carlos Chagas, etc.

"A estudante Luísa Lima Castro, ex-aluna do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais, obteve o primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. No domingo, 2, Luísa fez também o vestibular para o curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Caso, porém, não consiga uma das 320 vagas, já tem uma bolsa integral garantida na Faculdade de Ciências Médicas.

A estudante participou do Enem com 2,7 milhões de alunos e conseguiu 100% de aproveitamento na prova objetiva e na redação, enquanto a média nacional foi de 54% (52% na prova objetiva e 56% na redação). No curso de química do Cefet-MG, Luísa sempre se dedicou muito aos estudos. “Raramente namorava ou saia com os amigos”, conta.

Luísa concluiu o curso no segundo semestre de 2006. Em 2005, com um grupo de estudantes, obteve o primeiro lugar na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações do Cefet-MG, com o trabalho Brasil Sustança. Em março de 2006, a mesma equipe ganhou quatro prêmios na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), em São Paulo, e recebeu convite para participar do encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Florianópolis."


 

China proíbe distribuição de sacos plásticos gratuitos

O governo da China anunciou que vai proibir a distribuição de sacolas plásticas gratuitas no comércio e pediu aos consumidores que usem sacolas de tecido e cestos para reduzir a poluição ambiental.

A regulamentação acontece 15 anos depois de os lojistas passarem a oferecer sacolas baratas, muito finas, para os consumidores. A "poluição branca", uma referência à maioria da cor das sacolas, que abarrotam aterros sanitários e se tornaram uma incômoda visão espalhadas pelas ruas. "Nosso país consome uma enorme quantidade de sacolas plásticas por ano. São uma facilidade para os consumidores, mas causam uma enorme perda de energia e recursos e poluição ambiental devido ao uso excessivo, reciclagem inadequada e outras razões", informou o gabinete do Conselho de Estado chinês.

A regulamentação acontece em meio a esforços de Pequim para combater a poluição que acompanha o crescimento econômico. Empresas e plantações produzem produtos de baixo custo para consumo mundial, mas também comprometem gravemente a água e o ar do país. A partir de 1º de junho todos os supermercados, lojas de departamento e comércio em geral serão proibidos de fornecer sacos plásticos gratuitos. Os comerciantes devem expor claramente o preços das sacolas e não podem adicionar esse custo aos produtos.

http://blogoleone.blogspot.com/

 

 

 

Prioridade na Educação

(do jornal do MST)

Em 2007 seguimos investindo em educação e formação. Nossa Campanha Nacional de Solidariedade às Bibliotecas do MST arrecadou mais de 220 mil exemplares de livros! Estamos orgulhosos pelo apoio recebido de muitos parceiros, intelectuais e amigos, que se dispuseram não só a doar os livros, mas também a divulgar nossas idéias. Também temos orgulho dos nossos 2.500 jovens camponeses que estão fazendo graduação em universidades e dos nossos 240 jovens que foram estudar medicina na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), em Cuba. Também nos orgulhamos do crescimento da Escola Nacional Florestan Fernandes, como um patrimônio, não só para a formação do MST, mas como local de formação de toda a classe trabalhadora.

 

Nota do Chicão: a educação deve ser encarada como o maior desafio do nosso país. Principalmente devemos elevar nosso grau de exigência para com nossos filhos, professores e as escolas.

Este é o maior desafio.

 

 

 

 

15/01/2008

 

 

 

 

14/01/2008

Menos TVs ligadas

 

Não sou contra televisão. Acho que pouca televisão é um bom divertimento.

Na minha casa não se liga televisão de segunda a quinta. Vivemos muito bem sem. Minha família conversa bastante, tem atividades em comum, e, principalmente, temos várias atividades pedagógicas. 

Neste tempos sem televisão curtimos música, tocar instrumentos, montar quebra-cabeça, jogar, etc. É muito animado. É uma oportunidade de curtirmos uns aos outros. 

É um bom momento para ler, estudar, desenvolver projetos. 

Li a matéria abaixo e vi que existem menos TVs ligadas. Talvez exista uma substituição da TV por outros meios eletrônicos, tipo internet, video-game. Mas isto me deu uma esperança de que outros estejam adotando as mesmas escolhas que eu.

 

 

GLOBO PERDE IBOPE

09/01/2008 |

Redação O Estado de São Paulo

Acaba de ser lançado um estudo que mostra o crescimento e a perda de audiência das emissoras abertas.

Realizada pelo Ibope da Grande São Paulo, a pesquisa analisou a audiência das emissoras na faixa horária das 7 h às 24 h.

Os resultados animam a Record e a Band e são desanimadores para RedeTV!, Globo e SBT.

Segundo o levantamento, a Record foi a emissora que teve o maior crescimento de ibope em 2007: 18% em relação a 2006.

A Band também cresceu: 10%.

Já o SBT foi o que mais perdeu público: 16% de seus telespectadores migraram para outras emissoras.

E a Globo não fica atrás: sua audiência caiu 13%.

Já a RedeTV! registrou crescimento 0 em 2007.

A média de televisores ligados (share) em todas as emissoras caiu 4% em 2007.

Isso indica que houve uma migração dos telespectadores para outras mídias, como a TV paga e a internet.

O crescimento da Band em audiência deve-se à volta das transmissões do futebol e ao sucesso do jornalismo da emissora. O Jornal da Band cresceu 30% em audiência e o Brasil Urgente, 23%.

 

 

 

 

14/01/2008

 

 

 

 

13/01/2008

Domingão, sem Faustão

 

Em um domingo feliz pode-se fazer muitas coisas boas. A primeira delas é desligar a televisão. 

Que tal cultivar a amizade?

Que tal levar a "véia" para o quarto e cubri-la de carinhos e desejos sexuais ardentes?

Que tal jogar e brincar com seus filhos?

Que tal fazer um "rango" legal?

Que tal sair com a bike? Ou fazer esporte?

Muita coisa boa pode ser feita, desde que você desligue a TV.

Desligue a sua TV.

No início você vai estranhar. Depois você vai adorar.

Menos TV e mais amor.

 

Para os meninos e meninões um presentinho da mãe natureza.

 

 

 

 

 

 

12/01/2008

Duas boas notícias:

 

Fórum Social Mundial e os arquivos do Jornalista Aloysio Biondi

 

Fórum Social Mundial

 

1) Forum Social Mundial 2008: um dia de mobilização e ação em todo o planeta (26 de Janeiro de 2008)

No final de Janeiro, milhares de pessoas ao redor do planeta irão marchar, protestar, celebrar e promover discussões em vilas, zonas ruais e centros urbanos em centenas de ações descentralizadas e auto-
organizadas. Uma semana de mobilização, culminando em um Dia de Mobilização e Ação Global em 26 de Janeiro para mostrar que um outro mundo é possível.

Nestes mesmos dias, o "velho" mundo se encontrará em Davos para o Fórum Econômico Mundial, reunindo seus economistas e especialistas, suas ideologias e técnicas que produzem violência, exploração,
exclusão, pobreza, fome e catástrofes ecológicas, privando a humanidade de seus direitos fundamentais e esgotando os recursos naturais da Terra.

O Fórum Social Mundial é um espaço aberto ao encontro de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que
pretendem levantar questões, debater idéias, formular propostas, compartilhar experiências e construir redes de articulação para ação
concreta. Estes movimentos se opõem ao mundo dominado pelo capital e por todas as formas de imperialismo e dominação.

Desde o primeiro encontro em 2001, o Fórum Social Mundial se tornou um processo permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais.

Nos últimos sete anos, os Fóruns Sociais Mundiais aconteceram sempre no final de Janeiro em diferentes lugares do planeta e esse espírito
de diversidade continuará a ser refletido nas atividades planejadas para o Dia de Mobilização e Ação Global de 2008.

O site www.wsf2008.net é a principal ferramenta para articulação dos participantes do Fórum descentralizado de 2008. Convide seus amigos e
parceiros para se inscrever no site, contribua com os Espaços de Ação, apresente a sua atividade, publique vídeos e notícias e conecte a sua ação com outras.

(texto de divulgação do FSM)

 

 

Os arquivos do Jornalista Aloysio Biondi

 

Desde o dia 14 de dezembro de 2007, estão disponíveis no endereço www.aloysiobiondi.com.br centenas de textos do jornalista, entre artigos, entrevistas e reportagens. O site também trará depoimentos de Biondi em áudio e vídeo, além de fotos de momentos marcantes de sua carreira e vida, homenagens ao autor e reproduções fotográficas de alguns de seus principais trabalhos. Com o site, buscamos resgatar o trabalho de Biondi, prestando uma justíssima homenagem a um dos grandes jornalistas da história de nosso país, e, ao mesmo tempo, colaborando com a construção e o fortalecimento do jornalismo cidadão no Brasil. 

(recebido via email sem citar a fonte)

 

 

 

12/01/2008

 

 

 

 

11/01/2008

A história de Ianna, a mulher que ama demais.

 

Ianna é super alternativa. Mudou seu nome para que adequasse melhor à numerologia. Foi um grande estudo, sério e profundo, jura ela. A conheci numa das práticas coletivas de meditação que participei.

Logo raparei nela com seus lindos cabelos negros. Nela há um “q” de índio. Uma boca enorme, o que lhe proporciona um sorriso maravilhoso. Uma seriedade de quem carrega nas costas o mundo inteiro.

Por coincidência acabamos nos encontrando no final da meditação, tomando um chá. Ela, falante, comentou suas sensações e percepções. Eu ouvia preocupado com os meus compromissos. Ela então me disse: respira fundo, relaxa, fique aqui no presente...

Eu sorri e pensei: vou conhecer melhor esta mulher perspicaz. Ela era cheia de vida. Muito trabalhadeira, profissional dedicada, inteligente ... Havia algo lindo e algo pesado nela. Um pouco de conversa e fiquei sabendo que seu marido ia lhe buscar. Com isto desisti dos meus interesses corporais.

Nos encontramos novamente várias vezes. Rimos várias vezes, e o rir é a melhor marca para mostrar que existe bem estar mútuo.

Fiquei conhecendo a história do seu marido. Estava desempregado fazia 5 anos. “não é culpa dele, ele foi muito injustiçado no último emprego...”. Fazia 5 anos que ela mantinha a casa sozinha. Ela também cuidava da casa sozinha, “ele detesta serviço doméstico”. Ela também fazia compras, etc, etc. Basicamente o marido ia ao clube e servia de chofer para ela.

Sua paixão pelo marido era algo brutal. Ela se sentia culpada por ter emprego e ele não.

Resolvi oferecer emprego para ele, uma vez que a minha empresa precisava de alguém com o perfil dele. Marquei uma entrevista com ele por três vezes. E por três vezes o coitadinho teve problemas. Ele não foi e eu desisti. Como Ianna me prometeu que na quarta entrevista ela iria junto para ele “não se perder” resolvi dar mais uma chance.

O recebi na minha sala, junto com a responsável pelos recursos humanos:

-         “bom dia”...

-         “longe aqui, não”? Foi logo dizendo o coitadinho.

-         “Você achou”...

-         “Para quem tem problema de coluna é um sofrimento ficar tanto tempo no carro”.

-         Mas, repliquei, você deve ter demorado 10 minutos para chegar aqui. Você acha muito"?

-        Muito não é. Mas, passei por um monte de buracos na rua que me deixou mal...

Puto da vida, perguntei sobre seu currículo.

-         Sabe eu não sei se o serviço aqui vai servir para mim.

Completamente sem paciência levantei e falei para a minha funcionária continuar a entrevista.

Quando saí da sala encontrei a Ianna. Apaixonada ela me perguntou quando é que ele ia começar a trabalhar. Eu perguntei para ela sobre o problema de coluna do marido, afinal ele jogava futebol todos os dias.

Ela respondeu: “ele está com dor na coluna? Tá vendo, ele não tem sorte”.

Eu não agüentei e disse: “Ianna, não está na hora de você abrir o olho? Ele não quer trabalhar”.

Ela fez uma cara de não sei o quê e disse: “ você não entende... um dia você vai entender”.

De vez em quando vou meditar junto com este grupo e lá está Ianna compenetrada como sempre, linda como sempre, esperando seu marido coitadinho como sempre.

 

 

 

 

11/01/2008

 

 

 

 

10/01/2008

14/XI/2012, 19H: O CARRO COMEU SP

Paulo Henrique Amorim

 

. O Domingo Espetacular da TV Record, exibiu, neste domingo, dia 25 às 21h, uma reportagem sobre o engarrafamento em São Paulo.

. Numa leitura preliminar, a reportagem teve uma audiência de 12 pontos no Ibope.

. A reportagem mostra por que, no dia 14 de novembro de 2012, daqui a cinco anos, véspera de feriado, às 19H, haverá o "engarrafamento final", o "engarrafamento do apocalipse" – a soma das ruas engarrafadas na cidade de São Paulo chegará a 500 km.

. Ou seja, mais do que uma viagem do Rio a São Paulo.

. São Paulo emplaca 700 carros novos POR DIA !

. A indústria automobilística nunca vendeu tanto carro como em 2007.

. Para tudo ficar COMO ESTÁ, segundo o urbanista Candido Malta, São Paulo precisaria construir oito avenidas Faria Lima por ano, PARA FICAR TUDO COMO ESTÁ.

. São Paulo constrói, quando não há nenhuma cratera (*), um quilômetro de metrô por ano.

. Precisa de 150 km.

. São Paulo pode esperar 150 anos ?

. Segundo Malta, a saída é cobrar DOIS DOLARES POR DIA de quem entrar no centro expandido de São Paulo e usar o dinheiro para construir o metrô, mais rápido.

. Agora, aqui entre nós, que ninguém nos ouça: você, caro leitor, acha que o prefeito Kassab ou o presidente eleito José Serra tem coragem para cobrar dois dólares POR DIA de quem entrar no centro de São Paulo ?

. Kassab é o candidato de Serra a prefeito de São Paulo, para sepultar a carreira política de Geraldo Alckmin.

. Serra toma posse na presidência de República em 2010.

. E não vai querer saber do "engarrafamento apocalíptico" de 2012: vai botar a culpa na Marta ...

(*) A propósito da cratera, o Conversa Afiada enviou (clique aqui para ler) 29 perguntas ao presidente eleito José Serra. Ele acha que foi uma "brincadeira" (clique aqui para ler).

 

O original desta matéria está em:

http://conversa-afiada.ig.com.br:80/materias/467001-467500/467335/467335_1.html

 

 

 

 

Participe da campanha do Blog do Chicão:

 Mais pontes e avenidas, mais congestionamento.

 Mais metrô e ciclovias, menos poluição.  

 

Objetivos:

1) denunciar o quanto é prejudicial para a cidade a construção de mais áreas de trânsito para carros. 

2) lutar para que o orçamento de SP (das cidades em geral também) tenham previsão de investimentos somente em:

a) ciclovias

b) vias exclusivas para ônibus

c) metrô  

d) manutenção das vias públicas já existentes 

 

 

 

ESTAREI TE ESPERANDO MAIS VEZES. QUE TAL COLOCAR ESTE BLOG NOS SEUS FAVORITOS?

COLOQUE-O AGORA.

 

 

 

10/01/2008

 

 

 

 

09/01/2008

Histórias reais da política no Brasil

 

Buraco

A grande dor de cabeça do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, depois do fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), é onde arranjar R$ 8 bilhões que deixarão de entrar no Fundo de Combate à Pobreza e seriam destinados ao Bolsa Família. Especialmente, depois de o programa social ser turbinado no apagar das luzes de 2007. O programa será custeado com recursos ordinários do Tesouro, a mesma fonte que financia a máquina pública. (Correio Brasiliense)

 

Nota do Chicão: infelizmente uma das origens do dinheiro para não acabar com o bolsa família virá da Educação e do Meio ambiente. Programas importantes vão caminhar em ritmo bem menor.

Enquanto isto o senador José Agripino Maia está em Marrakesh, no Marrocos. Ele e sua família milionária vão poder viajar com mais luxo e desfrute; com o dinheiro da CPMF economizado poderão gastar mais a vontade.

Uma família muito rica podendo desfrutar cada vez mais as benesses da vida.  Enquanto o dinheiro para a educação e o meio ambiente fica mais escasso. 

Depois algumas pessoas se perguntam porque o Brasil é um dos campeões mundiais de desigualdade social.

 

 

A parte que me cabe

Em setembro de 1983, o recém-eleito governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, recebeu em audiência o prefeito de Japurá, Antonio Amâncio. Após ouvi as tradicionais reivindicações , Mestrinho sacou de sua gaveta o mapa eleitoral da pequena cidade do interior e cobrou:
-Bonito, né, seu Amâncio? Estou vendo aqui que tomei um baile de meu adversário lá na sua terra. Tive apenas dois votos! Como é que o senhor me explica isso?
Amâncio foi rápido:
-Pois é, governador. Quando eu cheguei na zona eleitoral, todo mundo já tinha votado. Aí não teve jeito: só quem votou no senhor fui eu e a minha mulher...

(do painel da Folha de S. Paulo)

 

O atual dono da Gol, empresa de transporte aéreo, já era o homem mais rico de Patrocínio, pequena cidade de Minas Gerais e seu apoio era disputado pelos dois candidatos a prefeito da cidade.

Um dia um repórter encontrou com o “seu Nenê”, como é conhecido na cidade, e perguntou sobre os dois candidatos.

Ele respondeu: “Os dois são muito bons.”

Mas, em quem o senhor vai votar? – insistiu o repórter.

“Olha, os dois são tão bons que eu vou votar em um e minha mulher no outro”.

O repórter insistiu: “Então o senhor já sabe em quem vai votar...”.

“Olha moço, é cada um melhor que outro. Eu estou até em dúvida em quem eu vou votar...”

Seu Nenê Constantino abraçou o reporte e continuou andando.

Esta história foi ouvida por mim (Chicão) na gloriosa Patrocínio. Lá cada lance de sucesso do seu Nenê é comemorado como se fosse gol do Brasil. Ele é a glória e o orgulho da cidade.

 

 Publicidade

O governo José Serra acaba de abrir uma licitação: publicidade. São 87 milhões por ano, fora os outros contratos de publicidade do governo do estado. Até 2007 esta conta do governo estadual tinha o valor de 50 milhões ano. Ou seja, um aumento de 74%. Isto mesmo 74%. Ele vai fazer pouco, mas vai gastar muito para fazer a cabeça da população.

Lembrem-se que ele conta com o apoio maciço dos jornais conservadores que fazem propaganda diária do governo estadual em suas matérias. (veja o texto: pílulas ideológicas e as boas notícias)

Este aumento da publicidade é, também, uma forma de alegrar o bolso destes empresários da mídia.

Note bem: a conta de publicidade equivalente do governo federal, licitada pela Secom, é no valor de 150 milhões de reais. Para serem gastos em todo o país. Comparativamente é muito MENOR.

Na época da licitação do governo federal foi um canarval de notícias e emails falando o de sempre.

Agora com a licitação do governo estadual é um silêncio. No máximo uma notinha, normalmente nada. É que a imprensa quer vender uma imagem do Serra de equilíbrio nos gastos, enquanto o Lula é o gastador, esbanjador, etc.

É a campanha de 2010 já em curso nas páginas dos jornais.

 

 

 

 

 

09/01/2008

 

 

 

 

 

08/01/2008

O lado saudável dos EUA

 

 

Em tempos de George Bush os EUA são vistos como o capeta na face da terra. Guerra, tortura, mentiras, destruição arqueológica em massa, tudo pelo petróleo.

Os EUA tornou-se o exemplo de combate feroz ao protocolo de Quioto. Bush, o sujo, como alguns gostam de chamá-lo, moldou a imagem dos EUA por todo o mundo e, talvez, tenha jogado os EUA numa ladeira abaixo devido a sua ideologia neoliberal que propõem menos impostos, portanto mais dinheiro no bolso dos muito ricos. O resultado é um desequilíbrio econômico brutal e uma concentração de renda que solapa (em parte) o conceito de democracia de iguais. Para quem não sabe a colonização inicial dos EUA foi realizada de tal forma que os EUA fosse uma terra de iguais. Os lotes possuiam “tamanho padrão” e não era permitido ao agricultor comprar mais do que um certo número. Lá havia um limite máximo de tamanho para as propriedades (à exceção de alguns poucos estados, como o Texas, terra de origem do Sujo Bush). Muito diferente do Brasil. Como vocês podem perceber, muito diferente da ideologia neoliberal.

Ainda hoje este espírito sobrevive no país. São inúmeros os exemplos. Eles se sentem responsáveis pelo país e pela comunidade num grau infinitamente mais alto do que o povo do Brasil.

Um fruto moderno deste modo de perceber o mundo é o Vale do Silício, na Califórnia. Lá as pessoas buscam dinheiro, é óbvio – como buscavam os colonizadores. Todavia, a certeza de estar participando de algo bom para o mundo é fundamental para elevar a auto-estima das pessoas e as incentivarem. O resultado é uma capacidade incrível de lidar com a frustração, pois esta é uma habilidade super importante quando o que se busca é a inovação, no caso, tecnológica. Outro resultado é uma capacidade de desenvolver foco, objetividade, racionalidade. (estas habilidades são muito importante quando se quer formar um livre pensador).

Este outro EUA está gestando uma mudança na indústria automobilística que será muito bem vinda. Abaixo transcrevo partes de um texto do Financial Times, publicado no UOL:

 

Como os carros movidos a baterias recarregáveis adquiriram velocidade e credibilidade
Novas empresas no Vale do Silício estão trazendo inovação para uma área na qual os grandes fabricantes de automóveis relutam em investir. Nesta matéria são analisadas as perspectivas de um "combustível verde" alternativo: o hidrogênio


John Reed


O lugar é o Buck's, de Woodside, um café no Vale do Silício cujo slogan é "panquecas e tolices". Executivos da área de tecnologia e de empresas de investimento de capital, bem como figuras nitidamente inspiradas pelo movimento da contracultura dos anos sessenta na Califórnia, freqüentam este restaurante de decoração esdrúxula. Felix Kramer, um empresário que tornou-se ativista ambiental, faz uma exposição sobre o seu tópico favorito: carros elétricos, e a grande relutância das montadoras de automóveis em fabricá-los comercialmente até que eles sejam mais baratos e confiáveis. "Se as companhias que produzem telefones celulares tivessem dito que não os fabricariam porque eles eram pesados como tijolos e custavam US$ 1.000, hoje em dia não teríamos esses aparelhos", argumenta Kramer. "É uma arrogância afirmar que não se fabricará a versão 1.0 do carro até que esta versão seja perfeita".

O grupo de pressão de Kramer, a California Cars Initiative (CalCars), com sede em Palo Alto, tem procurado resolver as coisas por conta própria. O grupo sem fins lucrativos fornece informações sobre como modificar carros Toyota Prius para convertê-los em veículos elétricos híbridos com bateria recarregável (PHEVs, na sigla em inglês), que, movidos à bateria, apresentam autonomia maior do que os carros híbridos convencionais.

... Perto da Buck's, em San Carlos, a Tesla Motors está desenvolvendo um carro esportivo movido a bateria que segundo a companhia é capaz de ir de zero a 97 quilômetros por hora em menos de quatro segundos, sendo mais rápido do que um Lamborghini Murcielago. Shai Agassi, ex-presidente da SAP, recentemente levantou uma verba de US$ 200 milhões para o Project Better Place (Projeto Lugar Melhor), uma recém-criada companhia especializada em carros elétricos. A companhia pretende desenvolver uma "rede inteligente" de postos de troca de bateria que permita que os motoristas recarreguem os seus automóveis rapidamente e em uma grande área geográfica, removendo assim um dos maiores obstáculos a adoção em grande escala dos carros elétricos.

... Fora da Califórnia, as companhias automobilísticas e os analistas da indústria continuam a enfatizar os obstáculos que bloqueiam o comércio dos carros elétricos, incluindo preço, desempenho, tecnologia de bateria e a infra-estrutura de recarga necessária para tornar esses veículos viáveis.

O que o Vale do Silício pode fazer, e está fazendo cada vez mais - é financiar e lançar pequenas e pioneiras iniciativas empresariais que incubem a nova tecnologia. Executivos das empresas recém formadas e financiadas com verbas particulares na área dizem que contam com a vantagem de se movimentar mais rapidamente do que as companhias automobilísticas de ações públicas, que tipicamente deliberam a respeito de decisões envolvendo os seus produtos e raramente ingressam em novos e arriscados nichos de automóveis em detrimento das categorias de carros que vendem muito, incluindo os veículos grandes e poluidores que dominam as estradas dos Estados Unidos.

"O Vale do Silício tende a ser rápido quando se trata a adotar tendências, e podemos fazer, no caso dos carros, o que fizemos com o computador, a Internet, o telefone celular e os brinquedos eletrônicos", afirma Stephan Dolezalek, do Vantage Partners, uma firma de investimentos em companhias de tecnologia limpa, incluindo a Tesla e o Project Better Place.

Os pontos fontes do Vale do Silício também dizem respeito ao setor de carros elétricos, que exige conhecimento de tecnologias de ponta e experiência no financiamento e gerenciamento do novas empresas de risco. "A tecnologia é a eletrônica e o software, e isso nós sabemos muito bem como fazer", diz Ian Wright, fundador e diretor-executivo da Wrightspeed, uma outra companhia do Vale do Silício que construiu um protótipo de carro elétrico esportivo.

 A Tesla é um exemplo típico do campo emergente do "e-car" (carro elétrico), com todos os seus potenciais lucros e percalços. A companhia surgiu em 2003, com um capital de US$ 105 milhões, dos quais US$ 37 milhões foram fornecidos por Elon Musk, o engenheiro que é co-fundador do serviço de pagamento eletrônico PayPal, mais tarde vendido ao Ebay. Enquanto a maior parte dos primeiros veículos elétricos consistia de micro-carros que tinham um visual "eco" meio afetado, o Tesla Roadster será um automóvel de dois assentos, dotado de curvas aerodinâmicas e baseado no Lotus Elise. A Tesla pretende vender o Roadster por US$ 98 mil, e diz que toda a sua produção do primeiro ano, de 800 veículos, já foi comprada.

As preocupações da Tesla quanto às redes dizem respeito aos obstáculos com os quais qualquer fabricante de um produto de nicho se defronta ao enfrentar os grandes protagonistas já consolidados da indústria de automóveis. Elas também sublinham um dos maiores empecilhos para o lançamento em grande escala dos carros elétricos: a disponibilidade de locais onde seja feita a manutenção dos veículos e a recarga das baterias. Os carros recarregáveis atualmente em desenvolvimento, tais como o Chevrolet Volt da General Motors, serão recarregáveis a partir de qualquer tomada elétrica. O modelo deverá funcionar bem nos Estados Unidos, onde muitos proprietários de carros possuem garagens, mas poderá enfrentar problemas na Europa e no Japão, onde um número maior de motoristas estaciona os carros nas ruas.

 

... Agassi, o empresário nascido em Israel que controla o Project Better Place, está propondo uma solução radicalmente diferente para o problema dos carros elétricos e da infra-estrutura para recarga. A sua idéia é a criação de uma rede de pontos de recarga e de estações de troca de bateria nas quais os motoristas possam ter as suas baterias trocadas por outras totalmente carregadas em um intervalo de cinco minutos. Segundo ele, os primeiros carros elétricos fracassaram em parte porque os motoristas tinham que arcar com os custos das caras baterias dos veículos. Baterias que eles não tinham como recarregar de forma rápida e fácil.

Segundo o plano de Agassi, as baterias dos carros se tornariam propriedade de companhias como a sua, o que implicaria em uma queda significativa do preço dos veículos. Assim como as empresas de telecomunicações constroem as torres de transmissão necessárias para as ligações por telefone celular, os fornecedores de infra-estrutura criariam uma rede de postos de troca de baterias suficientemente densa para tornar viável a circulação de longa distância dos veículos elétricos. Os proprietários de carros elétricos adotariam planos pré-pagos, com o oferecimento de diferentes pacotes, semelhantes àqueles atualmente disponibilizados pelas operadoras de telefonia celular. Assim como os telefones celulares, os carros elétricos poderiam, com o passar do tempo, ser oferecidos "de graça" aos consumidores como parte dos seus planos de recarga.

Agassi admite que a sua reputação está em jogo com o novo negócio. Segundo ele, o Vale do Silício tem um histórico de gerar inovação ao conjugar tecnologia de ponta com novos modelos de negócios. "Contamos com pessoal técnico que tem muito tino empresarial, e que está acostumado a correr riscos.

 
Tradução: UOL

Visite o site do Financial Times

O texto completo está em

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/fintimes/2008/01/08/ult579u2336.jhtm

 

 

Esquema simplificado do que como funcionaria uma bateria movida a hidrogênio.

 

 

 

08/01/2008

 

 

 

 

07/01/2008

O blog do Chicão em 2008

 

Todo final de ano faço meu balanço de vida. Um balanço detalhado, anotado, avaliado. Faço também o planejamento para o ano que se inicia. Tudo bem descrito, como bom obsessivo que sou.

2007 foi um bom ano. Bom financeiramente, bom em termos de vida pessoal e afetiva. Cumpri mais de 80% de minhas metas.

Este ano fiz algo diferente: analisei as minhas metas dos últimos 20 anos. Pode acreditar! Eu tenho todas as anotações guardadas. Nela notei algo interessante: dinheiro e consumo estão cada vez menos presente na minha vida.

Neste ano de 2008 não tenho uma única meta neste sentido. Não sei se é bom ou ruim.

Minhas metas são, basicamente, ficar mais tempo com meus amigos e amigas, ler mais, transar mais e melhor, e, principalmente, contemplar mais.

Estou descobrindo um profundo prazer em contemplar. Quanto mais aprendo a contemplar melhor me sinto. Minha intuição tem aflorado e tem sido fantástico.

Tenho mudado muito com estas experiências.

Meditação, observação da realidade e uma técnica de vivenciar os fluxos de imagens da mente. (Em algum momento neste ano falarei sobre isto).

Me lembrei do C. G. Jung que dizia que até os 40 o homem agia direcionado para fora. Após esta fase ele começa a agir direcionado para dentro. Acho que estou passando por este processo.

Basicamente: eu voltei! O blog voltou.

Ainda aguardo um convite de um blog mais bem organizado e estruturado, que me dê liberdade total de expressão. Considero a capacidade de um blog isolado muito limitado. Neste final de ano cheguei a pensar em montar eu mesmo este blogão: chamaria "libertários" e teria o Kropotkin como nosso exemplo. Mas, depois pensei que seria mais um trabalho a me separar dos meus amigos e família e eu estou sentindo muita necessidade de tê-los por perto, bem juntinho.

De qualquer forma fica aqui a idéia e um convite para alguém me convidar.  

 

PS: a campanha do Blog do Chicão continua.

 

 

 

 

Poesia do Chicão:

 

poesia no corpo

 

 

 

 

Há poesia no corpo que se inclina.

Há poesia no corpo que se aproxima.

Há poesia no corpo que que se acomoda.

Há poesia no corpo que se entrega.

Há poesia no corpo que se revela.

 

Há poesia no corpo.

Há vida exposta como poesia

 no corpo exposto.

Uma poesia composta

em muitas curvas

e poucas retas.

Uma poesia orquestrada

para o tato e paladar.

Uma poesia escrita

para histórias de amor.

Uma poesia descrita

para o sexo sem pudor.

 

Que bom que assim é a vida!

 

 

 

 

Visite as páginas dos outros meses.

1 janeiro 08 / 2 dezembro 07 / 1 dezembro 07 / 2 novembro 07 / 1 novembro 07 / 2 outubro 07 / 1 outubro - 07 / 2 setembro - 07 / 1 setembro - 07  /  Agosto - 07

página principal

 

 

 

ESTAREI TE ESPERANDO MAIS VEZES. QUE TAL COLOCAR ESTE BLOG NOS SEUS FAVORITOS?

COLOQUE-O AGORA.

 

 

 

Você pode se filiar ao grupo "notícias do Chicão" e receber no seu email o material deste site (à excessão das fotos, músicas e desenhos)

mande um email para: 

noticias_chicao-subscribe@yahoogrupos.com.br